NOTÍCIAS

BHP Billiton acerta venda de projeto de alumina na Guiné para parceira

5 de novembro de 2012

rnA mineradora anglo-australiana BHP Billiton acertou hoje a venda de sua participação de um terço no projeto dealumina da Guiné para um de seus parceiros no local, a Global Alumina Corporation. Os valores do neg&oacu

rn

A mineradora anglo-australiana BHP Billiton acertou hoje a venda de sua participação de um terço no projeto dealumina da Guiné para um de seus parceiros no local, a Global Alumina Corporation. Os valores do negócio  não foram divulgados.

rn

A compradora já possui 33% do empreendimento conjunto e vinha tentando aumentar sua fatia na operação. O grupo quer manter ao menos metade da joint venture, disse à Dow Jones Newswires o presidente do conselho de administração, Karim Karjian.

rn

Os outros detentores do negócio são a Dubai Aluminium, também conhecia como Dubal, com 25%, e a Mubadala Develpment, que possui 8,33%. A transação será realizada no momento em que a BHP se concentra nos projetos de commodities com maiores retornos.

rn

Os termos da joint venture dizem que, caso uma das companhias deseje vender sua fatia, as outras têm o direito de comprar uma parte do ativo na mesma proporção da participação que detêm.

rn

Para a empresa anglo-australiana, insumos como o carvão metalúrgico e o minério de ferro têm garantido margens maiores à operação do que outras commodities, como o alumínio. A alumina é o principal produto para a fabricação do alumínio.

rn

A mineradora vem tentando proteger seu balanço neste ano, já que os preços de alguns minerais caíram no mercado à vista em 2012. Ela já arquivou ou adiou investimentos em expansão na ordem de bilhões de dólares e fechou minas não lucrativas, por exemplo.

rn

Em junho, a BHP já havia anunciado que pretendia vender o ativo da Guiné. Até agora, os parceiros já gastaram, em conjunto, US$ 800 milhões no empreendimento, sendo US$ 267 milhões só da anglo-australiana.

rn

A Global Alumina aceitou pagar a vendedora em dinheiro e, ainda por cima, compensá-la pelo financiamento do projeto. Todas as obrigações da BHP serão repassada à nova dona da participação, que é listada na bolsa de Toronto.

rn

Para financiar a aquisição do ativo, o grupo vai emitir ações preferenciais, explicou Karjian. “Essa operação mostra nosso comprometimento com o projeto, além de ser de interesse de nossos acionistas”, comentou, em entrevista à Dow Jones.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS

Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS

Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS