NOTÍCIAS

BHP tira minério de circulação para sustentar preços

18 de janeiro de 2013

 A BHP Billiton, terceira maior produtora de minério de ferro do mundo, comprou 100 mil toneladas da matéria-prima no mercado à vista em um movimento raro que traders interpretaram como uma estratégia das pr&oacu

 A BHP Billiton, terceira maior produtora de minério de ferro do mundo, comprou 100 mil toneladas da matéria-prima no mercado à vista em um movimento raro que traders interpretaram como uma estratégia das próprias mineradoras para conter uma queda nos preços em meio a uma diminuição da demanda chinesa.

Uma escalada de preços do minério de ferro, cujos preços atingiram o maior nível em 15 meses na semana passada, foi um alívio para mineradoras como a BHP, mas pegou o mercado de surpresa, afugentando compradores na China, principal mercado consumidor.

Essa fuga de compradores fez os preços do minério despencarem desde o fim da semana passada.
A BHP comprou uma carga na quarta-feira, quando os preços caíram quase 5 por cento, a maior queda em quase 14 meses. O carregamento de minério australiano com 62 por cento de teor de ferro para entrega em fevereiro foi comprado a 145,50 dólares por tonelada, através da plataforma de negócios GlobalOre, disseram traders.

“Isso é muito incomum. Talvez a BHP queira sustentar os preços, porque não há razão para ela comprar essa carga, é uma produtora”, disse um trader do mercado físico de minério sediado em Xangai.

O fato de que a carga não era para entrega imediata deu força ao argumento de que a BHP quer sustentar preços, disseram traders, embora os participantes do mercado acreditem que a ação da empresa possa estar relacionada a questões de disponibilidade.

“Eu acho que é mais porque a BHP vendeu muitas cargas mais cedo, por preços altos, e agora ela não tem o suficiente para entregar, então eles compraram de novo no mercado para atender seus clientes”, disse outro trader de Xangai.

Não estava imediatamente claro quando a BHP, que usualmente vende minério de ferro, comprou uma carga no mercado à vista pela última vez. A BHP não quis comentar a transação.

 

Fonte: Extra

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



No Brazil China Meeting, presidente do IBRAM apresenta panorama e perspectivas da mineração brasileira a investidores internacionais

11 de janeiro de 2024

Raul Jungmann acredita em incremento da parceria entre os dois países. “Eu acredito que os próximos anos da relação entre…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS

Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS