NOTÍCIAS

Cachoeiro de Itapemirim é premiada por sustentabilidade na mineração

1 de agosto de 2013

Entre mais de 1.000 municípios mineradores brasileiros, Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, se destacou no 4º Fórum Regional de Municípios Mineradores e foi um dos três únicos premiados na

Entre mais de 1.000 municípios mineradores brasileiros, Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, se destacou no 4º Fórum Regional de Municípios Mineradores e foi um dos três únicos premiados na área de sustentabilidade.

rn

O projeto vencedor foi o da produção de argamassa com a lama do beneficiamento das rochas ornamentais, da Associação Ambiental Monte Líbano (Aamol), realizado pelo Instituto Capixaba de Gestão (ICG).

rn

A premiação foi concedida durante o Fórum, realizado no início de julho, em Nova Lima (MG), com a presença inclusive do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, que é o presidente da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup).

rn

“Esso prêmio é importante para Cachoeiro e para o trabalho da Aamol porque a Anamup, além de ser reconhecida internacionalmente, é também muito forte e respeitada em todo o Brasil”, explica o diretor-presidente do ICG, Michel Rabbi, que recebeu a premiação junto com o diretor-executivo da Aamol, Fabrício de Athayde Rocha, e também da diretora do ICG, Bárbara D’Ávila.

rn

A Aamol e o ICG

A produção da argamassa a partir da lama abrasiva é resultado de um projeto de longo prazo da Aamol, que reúne 75 das maiores empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Rochas Ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa partiu das principais entidades do setor (como Sindirochas e Cetemag, com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo) para ser muito mais que um aterro sanitário, pois desenvolve alternativas de aproveitamento da lama do beneficiamento das rochas ornamentais.

rn

Já o ICG é uma empresa especializada contrata pela Aamol para realizar os estudos físico-químicos da argamassa e também para estruturar estudos de viabilidade financeira do negócio da fábrica de argamassa, dentro de um produto ainda mais amplo, que é o plano de negócios dessa futura planta.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Folha Vitória

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



MCTIC lança consulta pública sobre Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Minerais Estratégicos

1 de outubro de 2018

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou na última quinta-feira (27) consulta pública sobre o Plano de…

LEIA MAIS

IBRAM lança pesquisa para atualizar Guia para Planejamento de Fechamento de Mina

24 de julho de 2023

O planejamento do fechamento de uma mina é questão estratégica para as mineradoras. Além dos aspectos relativos à segurança, estabilidade…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS