NOTÍCIAS

CBMM se liga a universidades para identificar novos usos para nióbio

13 de fevereiro de 2014

Parceria da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) com universidades para identificar novas aplicações para o nióbio começa a dar resultados. A maior produtora mundial do metal se uniu à

Parceria da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) com universidades para identificar novas aplicações para o nióbio começa a dar resultados. A maior produtora mundial do metal se uniu à Rede Temática em Engenharia de Materiais (Redemat) para apoiar teses e dissertações que tenham o nióbio como tema de pesquisa. O primeiro trabalho, sobre o efeito do metal na ductilidade a quente do aço inoxidável, foi apresentado no fim de 2013.

rn

Depois de quase dois anos desde seu lançamento, uma iniciativa de promoção da pesquisa avançada na área de Engenharia de Materiais começa a gerar os primeiros frutos em Minas Gerais. Criado pela CBMM, em parceria com o Centro de Tecnologia Senai/Cetec, o programa está apoiando o desenvolvimento de projetos em nível de mestrado e doutorado, principalmente junto à Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

rn

Diretamente ligado à Redemat, o programa conta com a participação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e já teve seu primeiro caso de sucesso. Apresentada no segundo semestre de 2013, a dissertação sobre os efeitos do Nióbio na ductilidade a quente do aço inoxidável marcou a conclusão do mestrado de Adir Garcia Reis.

rn

Reis diz que o programa na Redemat-Ufop possibilitou grande contribuição à sua formação acadêmica. Em sua dissertação, ele agradece à CBMM “pela bolsa de estudos e pelo suporte financeiro”. Além de Adir, três estudantes desenvolvem seus projetos com apoio da CBMM, com trabalhos também ligados a aplicações do nióbio a materiais como os aços inoxidáveis.

rn

Todos os projetos contam com a orientação de Margareth Spangler, doutora e especialista na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica e diretora do Instituto de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais do Senai/Cetec.

rn

Especialista em microscopia eletrônica, Spangler diz que a ferramenta é fundamental na análise de experimentos dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes do programa, como o estudante Nilo Nogueira da Silva. Em fase de conclusão de seu mestrado, ele deve fazer a defesa de sua dissertação em março, também concentrando sua pesquisa em aplicações estruturais de aços microligados ao nióbio.

rn

O convênio de cooperação entre a CBMM e o Senai/Cetec foi estabelecido em março de 2012, para realizar projetos de pesquisa em áreas de tecnologia de produção e aplicação de aços, sobretudo com a utilização de ferro nióbio.

rn

Mais dois projetos devem ser concluídos em breve, ambos ligados a estudos de doutorado. Os trabalhos estão igualmente sob a coordenação da professora Margareth Spangler e um deles é fruto de pesquisa da estudante Flávia Vieira Braga, que investiga a influência do Nióbio na qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos. Com informações da assessoria de Comunicação Social da CBMM.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa da I Conferência de Mineração & Bioeconomia do Estado do Pará

1 de julho de 2022

O Gerente Executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Anderson Santos, participou a última quarta-feira (29), da I Conferência de Mineração…

LEIA MAIS

Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS