CBPM tem novo gerente de pesquisa básica
20 de maio de 2016
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral tem um novo profissional na área técnica, no cargo de gerente, da Gerência de Geologia Básica e Aplicada.
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM tem um novo profissional na área técnica, no cargo de gerente, da Gerência de Geologia Básica e Aplicada – Gebap. O geólogo Mário Dias Monteiro, vem para preencher a lacuna deixada por Ernesto Alves, que desde o início deste ano se dedica a outros projetos na área de assessoramento à Diretoria Técnica (DTE).
Por sinal, este vácuo constituía-se numa das preocupações da diretoria, que buscava profissional experiente, de preferência familiarizado com a dinâmica de trabalho da CBPM e conhecimento técnico das regiões da Bacia de Irecê e do Greenstone Belt de Mundo Novo. Monteiro é um velho conhecido da empresa, fazendo parte de seu quadro de empregados entre os anos de 1975 e 2000.
A Gebap é um dos pilares de atuação da CBPM, executando trabalhos de geologia básica, visando o conhecimento geológico do Estado da Bahia, conjugados a dados de levantamentos geofísicos e geoquímicos, de forma a definir áreas promissoras para prospecção de novos projetos da empresa.
Mário Monteiro iniciou sua vida profissional com a execução de levantamentos geológicos regionais e de detalhe, bem como avaliação de recursos minerais na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, atual Serviço Geológico do Brasil, onde atuou entre 1972 e 1975 no mapeamento básico de geologia regional.
No período de 1975 até o ano 2000 desenvolveu trabalhos de pesquisa na CBPM, em ambientes sedimentares marinhos (Bambui), continentais (Chapada Diamantina), e nos greenstones belts (Itapicurú, Colomi, Mundo Novo e Complexo Barreiro), executando levantamentos geológicos de detalhe e avaliação de reservas.
Entre 2001 e 2014 desenvolveu trabalhos geológicos na empresa Galvani Fertilizantes Indústria e Comércio Ltda., nas áreas de licenciamento ambiental, avaliação de depósitos minerais, acompanhamento de lavra e acompanhamento de processos junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM. Estes trabalhos foram desenvolvidos nos estados da Bahia (Irecê e Angico dos Dias), Minas Gerais (Lagamar e Serra do Salitre), Mato Grosso do Sul (Bonito) e Ceará (Tataia).
Semae (CBPM)