NOTÍCIAS

China reduz importação das principais commodities em junho

10 de julho de 2012

rnAs importações chinesas da maioria das commodities caíram em junho, após níveis atipicamente elevados em maio, proporcionando uma imagem mais precisa do enfraquecimento da economia e reforçando o argumento

rn

As importações chinesas da maioria das commodities caíram em junho, após níveis atipicamente elevados em maio, proporcionando uma imagem mais precisa do enfraquecimento da economia e reforçando o argumento de que é preciso mais medidas de estímulo, disseram analistas.

rn

 

rn

 

rn

A China é o maior comprador mundial de metais industriais e da maioria dos grãos. E é o segundo maior consumidor de petróleo do mundo, segundo dados comerciais divulgados nesta terça-feira.

rn

 

rn

“Nós só precisamos de paciência para ver a demanda por commodities gradualmente subir em setembro e outubro, e será, evidentemente, em um ritmo mais rápido se o governo adotar medidas para impulsionar mais crescimento econômico”, disse Henry Liu, chefe de pesquisa de commodities do Mirae Asset Securities, em Hong Kong.

rn

 

rn

Números inesperadamente fortes de importações em maio também foram distorcidos, especialmente pela recomposição de estoques de petróleo.

rn

 

rn

Uma menor demanda de combustível e uma redução da recomposição de estoques provocaram uma queda de quase 15 por cento nas importações de petróleo em junho, para 21,72 milhões de toneladas. A média diária de 5,29 milhões de barris foi a menor deste ano, mas ainda 10,3 por cento superior ao mesmo período do ano passado.

rn

 

rn

No caso do cobre, as importações caíram 17,5 por cento ante maio, para 346.233 toneladas.

rn

 

rn

As importações de minério de ferro recuaram 8,7 por cento, mais do que o esperado, para 58,31 milhões de toneladas, o segundo menor nível mensal do ano.

rn

 

rn

As importações em geral cresceram 6,3 por cento em junho em relação ao ano anterior, metade da taxa prevista pelos economistas, na mais recente de uma série de fracos dados econômicos que sinalizam a probabilidade de mais políticas para apoiar a economia em desaceleração. 

rn

 

Fonte: O Estado de S. Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Dia Mundial do Meio Ambiente: a mineração brasileira e a Agenda ESG

5 de junho de 2023

* Por Raul Jungmann – Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de…

LEIA MAIS

Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS

IBRAM conduz articulações com o Legislativo sobre projetos de interesse da mineração

22 de maio de 2025

Vice-presidente Fernando Azevedo mantém agenda com parlamentares em Brasília. Crédito: Divulgação A semana foi marcada por vários encontros entre o…

LEIA MAIS