NOTÍCIAS

CNEM aprova local de exploração subterrânea de urânio em Caetité/BA

28 de março de 2013

Foi dado o primeiro passo para a mineração subterrânea na única mina de urânio em atividade do Brasil, localizada em Caetité (BA). Implantada em 2000, a unidade já produziu 3.370 toneladas do miné

rn

Foi dado o primeiro passo para a mineração subterrânea na única mina de urânio em atividade do Brasil, localizada em Caetité (BA). Implantada em 2000, a unidade já produziu 3.370 toneladas do minério a céu aberto. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) atendeu à solicitação da INB, feita em novembro de 2012, e aprovou o local para a extração subterrânea.

rn

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União, na segunda-feira (25/03), e considera, entre outras questões, que as Indústrias Nucleares do Brasil atenderam as normas de licenciamento e cumpriram as demais exigências legais. Agora, a INB aguarda a CNEN conceder a licença de construção para que tenha início a lavra subterrânea da área, que tem capacidade de produzir 400 toneladas por ano de concentrado de urânio.

rn

Na mesma edição do Diário Oficial, a Comissão Nacional de Energia Nuclear também concedeu autorização para a exportação de 17 mil toneladas de Torta II, que é o resíduo proveniente do tratamento químico do minério monazita. Das 17 mil toneladas, 13 mil estão na unidade da INB em Caldas.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Série de vídeos mostra a verdadeira mineração do Brasil

10 de abril de 2018

A extração dos recursos naturais é uma atividade que sempre foi exercida pelo homem. É na natureza que ele busca…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta ações do setor para uma economia de baixo carbono no Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy

21 de junho de 2023

As ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas…

LEIA MAIS

Diretores do IBRAM participam do lançamento do Instituto Lítio Verde

7 de julho de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, acompanhado do vice-presidente do Instituto, Fernando Azevedo e Silva, participou nesta…

LEIA MAIS