NOTÍCIAS

Com empregos e cursos, morador quer ficar na cidade

22 de julho de 2013

A indústria chega, contrata, gera emprego, renda, e a cidade cresce. Na prática, a fórmula não é tão exata assim, pois nem sempre é fácil encontrar toda a mão de obra necessária. N

A indústria chega, contrata, gera emprego, renda, e a cidade cresce. Na prática, a fórmula não é tão exata assim, pois nem sempre é fácil encontrar toda a mão de obra necessária. Nesse caso, universidades e escolas técnicas são a primeira fonte para buscar pessoal para trabalhar.

rn

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, região Central, três anos depois do início da operação da Vale, o Senai chegou. Os cursos são basicamente voltados para mineração, mas não atendem apenas a Vale. “Se uma empresa tem uma demanda específica, o Senai pode montar um curso voltado ou recorrer à infraestrutura de cursos móveis”, explica a coordenadora do Senai de São Gonçalo, Marcela Soares.

rn

A própria Vale criou, em parceria com a instituição, um curso de operador de mina. Os alunos ganham bolsa de um salário mínimo e meio e já entram com chance de ser contratados.

rn

Nascido em São Gonçalo, Antônio Marcelo de Souza, 35, deixou um emprego de motorista de nove anos em Belo Horizonte, para tentar carreira na própria terra. Ele voltou e está na turma atual da Vale no Senai. “Se eu for contratado, vou ganhar mais do que o dobro do que eu recebia. Acredito que a nova geração de São Gonçalo não precisará buscar recursos fora”, conta Antônio.

rn

Ficar em São Gonçalo é exatamente o que Thaeudis Aparecido de Lana, 18, quer. “Minha mãe é cozinheira, meu pai trabalha na zona rural. Na época deles, a cidade não oferecia tantas oportunidades. Eu já fiz curso de manutenção em mecânica e quero trabalhar nessa área, aqui mesmo, em São Gonçalo”, afirma.

rn

 

rn

 

 

Fonte: O Tempo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMINA: especialistas debatem a evolução da legislação de barragens na mineração

3 de maio de 2021

Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…

LEIA MAIS

Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS