NOTÍCIAS

Comissão debaterá exploração de terras raras

22 de abril de 2013

A comissão do Senado se reúne com BNDES, Senai e representantes de entidades que atuam em pesquisa e inovação tecnológica para um ciclo de debates, com o intuito de assegurar a exploração de

rn

A comissão do Senado se reúne com BNDES, Senai e representantes de entidades que atuam em pesquisa e inovação tecnológica para um ciclo de debates, com o intuito de assegurar a exploração de terras raras pelo Brasil. Apesar de existirem 18 projetos nesse sentido, o país não explora o mineral atualmente.

rn

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), do Senado, realizará um ciclo de audiências para debater soluções para assegurar a exploração das jazidas de terras raras pelo Brasil.

rn

O objetivo do debate será recolher subsídios para auxiliar no desenvolvimento da Medida Provisória, do marco da mineração.

rn

O primeiro debate, ainda sem data definida, contará com a presença do vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Ferraz; além de integrantes do alto escalão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério de Minas e Energia, além de representantes do Senai e de entidades que atuam na pesquisa e inovação tecnológica.

rn

As audiências serão realizadas em conjunto com a Subcomissão Temporária para Elaboração de Projeto de Lei do Marco Regulatório da Mineração e da Exploração de Terras raras no Brasil, que funciona no âmbito da própria CCT.

rn

Atualmente, as concessões para exploração de áreas ricas em terras raras, assim como em qualquer mineral, são cedidas a quem primeiro solicitar ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). De acordo com a proposta para o novo marco, as concessões serão cedidas por meio de leilão.

rn

Essa medida evitaria que empresas e até pessoas físicas detenham os direitos e não explorem as jazidas, utilizando a área apenas para um mercado de venda de títulos minerários.

rn

Segundo um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), A Vale é dona de 18 empreendimentos que possuem portaria de lavra para extração de terras raras no Brasil. Todas elas se localizam em Minas Gerais. Atualmente a companhia não faz a extração do mineral, mas já possui projetos para isso.

rn

A China domina atualmente o mercado mundial de terras raras e, apesar do Brasil possuir reservas, de acordo com o último sumário mineral do DNPM, o país importou cerca de US$ 50 milhões em terras raras em 2011.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Notícias de Mineração

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS

Participe do I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia

19 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia”. O evento será realizado entre…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para a 3ª edição da Diversibram

17 de janeiro de 2024

Evento será realizado em 19 de março, 100% online e gratuito.  Pelo terceiro ano consecutivo e pela primeira vez com…

LEIA MAIS