Pesquisadores da escola Politécnica da Universidade de Nova Iorque (NYU) demonstraram que um novo compósito matricial metálico é tão leve que pode flutuar na água. Embarcações feitas com esse ma
Pesquisadores da escola Politécnica da Universidade de Nova Iorque (NYU) demonstraram que um novo compósito matricial metálico é tão leve que pode flutuar na água. Embarcações feitas com esse material não afundariam mesmo se sofressem danos estruturais graves, diz comunicado divulgado há duas semanas.
rn
O novo material também promete reduzir o consumo de combustível dos automóveis uma vez que combina baixo peso com resistência ao calor. A tecnologia do novo compósito está quase madura e pode vir a ser usada em protótipos dentro de três anos.
rn
Veículos anfíbios como o Ultra Heavy-lift Amphibious Connector (UHAC) que está sendo desenvolvido pela Marinha dos Estados Unidos, para o transporte de cargas pesadas, pode se beneficiar do novo material, dizem os pesquisadores.
rn
A nova matriz metálica é tão leve que flutua na água, mesmo na forma de uma chapa inteiramente plana. O compósito é formado por uma liga de magnésio reforçada com partículas ocas de carbeto de silício, que dá ao material a resistência necessária para lidar com aplicações práticas.
rn
Essa liga metálica híbrida tem uma densidade de apenas 0,92 grama por centímetro cúbico (g/cc). Como a água tem uma densidade de 1,0 g/cc, o material flutua naturalmente.
rn
“A capacidade dos metais para resistir a elevadas temperaturas pode ser uma vantagem gigantesca para esses compósitos em peças de motores e em exaustão, sem contar as peças estruturais,” disse Nikhil Gupta, da NYU, nos Estados Unidos.
rn
A resistência estrutural é dada pela esferas ocas de carbeto de silício, que ajudam também a resistir a impactos, absorvendo a energia durante o estresse.
rn
“O compósito pode ser configurado para a densidade e outras propriedades adicionando mais ou menos camadas na matriz metálica para satisfazer as exigências da aplicação. Este conceito também pode ser utilizado com outras ligas de magnésio, que são não-inflamáveis,” escreveu a equipe.
rn
O trabalho, divulgado no artigo “Dynamic Properties of Silicon Carbide Hollow Particle Filled Magnesium Alloy (AZ91D) Matrix Syntactic Foams”, assinado por Harish Anantharaman, Vasanth Chakravarthy Shunmugasamy, Oliver M. Strbik III, Nikhil Gupta, Kyu Cho, foi publicado no International Journal of Impact Engineering, ainda no prelo. As informações são da NYU.
rn
Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.
rn
rn
Fonte: Notícias de Mineração Brasil
Com participação virtual de especialistas das Américas, Europa, Ásia e Oceania, o Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de…
LEIA MAISA inovação tecnológica desempenha um papel fundamental na mineração sustentável. O desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias são conquistas…
LEIA MAISOs interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.
LEIA MAIS