NOTÍCIAS

Comunidade de Fercal é protagonista de projeto histórico e cultural

9 de abril de 2015

Com apoio da Votorantim Cimentos, projeto irá coletar histórias de vida para serem registradas no Museu da PessoarnA aposentada Tereza Ferreira da Silva, de 63 anos, se orgulha de morar na Região Administrativa de Fercal, no Dist

Com apoio da Votorantim Cimentos, projeto irá coletar histórias de vida para serem registradas no Museu da Pessoa

rn

A aposentada Tereza Ferreira da Silva, de 63 anos, se orgulha de morar na Região Administrativa de Fercal, no Distrito Federal, há mais de 30 anos. Gosta tanto do local que auxiliou na fundação do Conselho Comunitário da Fercal, em 2010, e agora irá participar de um trabalho que visa coletar relatos de vida de pessoas que, como ela, escreveram, e ainda escrevem, a história de Fercal. As entrevistas serão registradas no Museu da Pessoa, um museu virtual criado com o propósito de registrar, preservar e transformar em informação histórias de comunidades. A iniciativa tem o apoio da Votorantim Cimentos, que também realiza o mesmo projeto nos municípios de Imbituba e Capivari de Baixo, em Santa Catarina.

rn

As primeiras ações do Museu da Pessoa começaram em março de 2015, com a apresentação dos objetivos do projeto ao Conselho Comunitário e moradores da região. Nos encontros que ocorrem na última terça (7) e quarta-feira (8), são realizadas oficinas para orientar na elaboração de roteiros de entrevista e formas de abordagem para já coletar os relatos dos primeiros personagens indicados pelo Conselho.

rn

Tereza da Silva será uma das responsáveis pelo levantamento das histórias e por convidar as pessoas que irão contá-las, uma tarefa que ela demonstra prazer em executar. “Fercal é muito peculiar e tem histórias que merecem ser reveladas. Mesmo estando em uma região Metropolitana, os moradores daqui ainda conservam o jeito de interior. Todos se conhecem, são unidos e preocupam-se uns com os outros. A forte relação e identidade com o local é algo bonito de ser mostrado e, por isso, considero que a comunidade se sentirá prestigiada em ter essa história perpetuada em um museu”, afirmou.

rn

As entrevistas serão realizadas até o mês de junho. Os relatos serão gravados em vídeo e apresentados no mês de setembro, durante as festividades em comemoração ao aniversário da cidade. Também está prevista a publicação das histórias em material impresso para ser distribuído nos estabelecimentos de ensino para os professores desenvolverem trabalhos sobre a história da cidade a partir da memória dos moradores.

rn

“Apoiar a realização desse projeto é contribuir novamente para o fortalecimento da comunidade e a valorização de quem vive aqui. Além disso, a iniciativa irá enriquecer a educação nas escolas da região, por meio do acervo cultural e histórico de Fercal, que servirá para as mais diversas atividades escolares”, afirmou o gerente-geral da Votorantim Cimentos, Matheus Viotto Bezerra.

rn

Sobre o Museu da Pessoa

rn

Fundado em 1991, em São Paulo (SP), o Museu da Pessoa é o primeiro museu virtual de histórias de vida reconhecido nacional e internacionalmente. Conta, atualmente, com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, e aproximadamente 72 mil fotos e documentos digitalizados. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões dos brasileiros. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura, além de inspirar a criação de três museus: nos EUA, Canadá e Portugal. Mais informações sobre o Museu da Pessoa no site: http://www.museudapessoa.net/

rn

Sobre a Votorantim Cimentos

rn

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 49 milhões de toneladas de cimento/ano*. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

rn

*Excluindo os ativos na China

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS

Atlantic Nickel conclui embarque para Europa e já ultrapassa 29 mil toneladas de minério exportadas este ano

20 de abril de 2022

A Atlantic Nickel, única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, finalizou o terceiro embarque de minério para exportação neste…

LEIA MAIS

Dirigentes do IBRAM debatem futuro do setor no seminário Mineração &/X Comunidades

6 de outubro de 2020

Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, Wilson Brumer, Presidente do Conselho do IBRAM, e Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do…

LEIA MAIS