NOTÍCIAS

Consolidando bases para o crescimento sustentado

30 de outubro de 2012

rnO governo brasileiro divulgou um novo pacote para ampliar e melhorar significativamente a infraestrutura de transportes do País nos próximos 30 anos, com a duplicação de 7,5 mil quilômetros de rodovias e

rn

O governo brasileiro divulgou um novo pacote para ampliar e melhorar significativamente a infraestrutura de transportes do País nos próximos 30 anos, com a duplicação de 7,5 mil quilômetros de rodovias e a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias. Os investimentos remontam a R$ 133 bilhões, e a grande novidade é a previsão de que a iniciativa privada será a célula condutora de toda essa revolução infraestrutural, pois o governo pretende conceder às empresas o planejamento, a execução das obras, a operação e manutenção das vias renovadas e das linhas férreas.

rn

Os principais instrumentos para viabilizar os investimentos serão as concessões e as PPPs (parcerias público-privadas), pelas quais os governos firmam parcerias com empresas privadas para projetar, construir, financiar e operar os projetos. As concessões e PPPs são alternativas muito utilizadas nos últimos anos em vários países europeus para aumentar os investimentos em infraestruturas públicas.

rn

No Brasil, as iniciativas viabilizadas por PPPs ainda são poucas e tímidas diante do potencial que tal instrumento pode agregar à ampliação e renovação das infraestruturas públicas. As obras de alguns dos estádios em construção ou em reforma para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 estão sendo viabilizadas por PPPs, como acontece com as arenas de Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Recife e Salvador.

rn

A participação da iniciativa privada em obras de infraestutura pública via concessões e PPPs possibilita a captura de sinergias entre as várias fases de implementação dessas infraestruturas, tais como projeto, construção e operação, resultando em redução de custos e melhorias na qualidade dos serviços. O governo passa a concentrar seus esforços na fiscalização da qualidade dos serviços prestados pelas empresas concessionárias por meio do acompanhamento de indicadores de desempenho firmados em contrato.

rn

As concessões e PPPs acabam resultando em ganho para todos. O governo ganha agilidade, economiza recursos financeiros e humanos e melhora a qualidade e a velocidade de implantação dos projetos; as empresas viabilizam importantes serviços para obter recursos, que são, ao final, um dos principais objetivos de todo empreendimento; e a população se beneficia das infraestruturas de que tanto necessita, em geral implantadas com qualidade e eficiência, sem falar no estímulo ao crescimento da economia proporcionado pelos resultados dos investimentos.

rn

Com dimensão continental e economia baseada fortemente em agronegócios e mineração, o Brasil necessita de infraestruturas de transportes eficientes para exportar seus produtos. Viabilizar tais infraestruturas de transportes com eficiência, segurança, rapidez e qualidade significa encurtar as grandes distâncias que nos separam, facilitar o escoamento e a movimentação de nossas riquezas, além de significar maior integração, ao permitir que os benefícios do progresso cheguem aos mais longínquos recantos do País, o que certamente é um importante fator para a consolidação de nosso desenvolvimento e crescimento sustentado.

rn

 

Fonte: Todo Dia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



PDAC 2022 é remarcado para junho

26 de janeiro de 2022

Devido a restrições de saúde pública em Ontário, Canadá, a organização da conferência Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC…

LEIA MAIS

IBRAM e Falconi firmam parceria para definir bases futuras da Carta Compromisso

5 de maio de 2021

Documento que traz declaração pública de transformação e evolução dos compromissos da indústria minerária com a sustentabilidade entra em fase…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS