NOTÍCIAS

Consumo de produtos de alumínio deve crescer 3,7% em 2013

7 de junho de 2013

Segundo previsão da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), divulgada na quarta-feira (5), o consumo de produtos transformados de alumínio no Brasil deverá crescer neste ano 3,7%, em relação a

Segundo previsão da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), divulgada na quarta-feira (5), o consumo de produtos transformados de alumínio no Brasil deverá crescer neste ano 3,7%, em relação a 2012.

A Abal divulgou, na útlima quarta-feira (5), uma previsão de que o consumo de produtos transformados de alumínio no Brasil crescerá 3,7%, comparado ao ano passado.

rn

A estimativa é positiva, apesar do recuo do consumo de 0,9% registrado no primeiro trimestre de 2013.
Luis Carlos Loureiro Filho, coordenador da Comissão de Economia e Estatística da Abal, comentou, em nota, a eficácia das medidas do governo para a retomada da economia.

rn

“Passado um trimestre, as previsões da indústria do alumínio estão aquém das estimativas projetadas no final do ano passado. O resultado do PIB [Produto Interno Bruto] demonstra que as medidas do governo ainda não estão sendo suficientes para a retomada da economia”, afirmou.

rn

Em função do aumento dos embarque de alumina, a Abal anunciou que as vendas externas do setor do alumínio devem subir 12,6% em 2013, para US$ 4,4 milhões. Em contrapartida, espera-se um recuo das importações de 17%, somando, neste ano, US$ 1,4 bilhão.

rn

O país produziu, em 2011, cerca de 1,44 milhão de toneladas de alumínio primário. Cerca de 45,5 % da produção foi exportada, segundo dados do website da Abal.

rn

O Brasil é o terceiro maior produtor de bauxita do mundo, respondendo por 14,1% da produção mundial. No país, Minas Gerais é o segundo maior estado produtor, com 14% da produção nacional, perdendo apenas para o Pará (85%).

rn

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Mineração Rio do Norte é maior produtora de bauxita do país, com 50% de participação nacional, seguida pela Hydro (24%) e Alcoa (14%).

rn

No caso da alumina, de acordo com o site da Abal, a Alumina do Norte do Brasil (Alunorte) é a maior produtora, seguida pela Alcoa e BHP Billiton.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM E DEMin/UFMG retificam trabalho vencedor da categoria profissional do 10º CBMINA

7 de maio de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMin/UFMG) comunicam que foi retificada…

LEIA MAIS

Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de cobre, chumbo, zinco e níquel) realiza reuniões internacionais

9 de dezembro de 2021

Com participação virtual de especialistas das Américas, Europa, Ásia e Oceania, o Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta ações do setor para uma economia de baixo carbono no Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy

21 de junho de 2023

As ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas…

LEIA MAIS