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Cooperativa é case no II Seminário de Cosméticos de Base Florestal da Amazônia

27 de abril de 2015

A Votorantim Cimentos participará, nos dias 28 e 29 de abril, do II Seminário de Cosméticos de Base Florestal da Amazônia, que será promovido pelo Sebrae Tocantins, no auditório da Fecomércio,

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A Votorantim Cimentos participará, nos dias 28 e 29 de abril, do II Seminário de Cosméticos de Base Florestal da Amazônia, que será promovido pelo Sebrae Tocantins, no auditório da Fecomércio, em Palmas (TO). A empresa irá expor as ações realizadas para viabilizar o projeto Inclusão Socioprodutiva de Mulheres da Ecosol, da Cooperativa Multifuncional de Economia Solidária (Coomesol). A cooperativa contou com o apoio da Votorantim Cimentos e do Instituto Votorantim, por meio do Programa ReDes, para construir uma fábrica de óleo extra virgem de babaçu, planta típica da região com propriedades que podem ser aproveitadas por diversas indústrias, inclusive a de cosméticos.
 
O projeto da Coomesol será exibido no seminário em um painel de rede de conhecimento junto com outros cases do Tocantins. A analista de Responsabilidade Social da Votorantim Cimentos, Renata Amidani, explicará aos participantes as oportunidades de negócios geradas pela iniciativa que a empresa apoia. “A cadeia do babaçu ainda é pouco conhecida e oferece inúmeras possibilidades de geração de emprego e renda. Ao apoiar a construção da fábrica de óleo de babaçu, além de fomentar a inclusão socioeconômica das mulheres cooperadas, estimulamos o desenvolvimento local por meio do extrativismo sustentável”, afirmou.
 
Coomesol – Idealizada em 2008, em Araguaína (TO), por um grupo de catadores de lixo e pela Pastoral da Criança, a Coomesol é a primeira cooperativa constituída nos moldes da economia solidária no Norte do Tocantins, cujo público principal são as mulheres da região de Araguaína e também do município de Xambioá. Seu caráter multifuncional permite atuar na produção e comercialização de movelaria, confecção, serralheria, artesanato e produção alimentícia.
 
O projeto da Coomesol, Inclusão Socioprodutiva de Mulheres da Ecosol, visa à qualificação de mulheres para produção de artigos de artesanato, decoração, de higiene e alimentícios oriundos da planta de babaçu.
 
A construção da fábrica de óleo de babaçu, apoiada pelo Programa ReDes, representou um investimento de R$ 450 mil dos R$ 750 mil destinados ao apoio total do projeto, incluindo  investimentos nos núcleos de artesanato e capacitação dos cooperados. As obras levaram três meses para a finalização e estão aguardando a chegada dos equipamentos, desenhados pelo ITAL de forma inédita no país, permitindo a quebra mecanizada do coco de babaçu e a prensa do óleo a frio, para a extração do azeite extra virgem. O início da operação está previsto para julho deste ano, após chegada das máquinas e capacitação técnica para o uso e manutenção das mesmas. A capacidade de produção diária será de 40 litros (12 toneladas de óleo por mês) de óleo extra virgem, 7 toneladas de torta (resíduo úmido) e 160 toneladas de casca seca (resíduo seco).
 
Além do projeto Inclusão Socioprodutiva de Mulheres da Ecosol, o Programa ReDes apoia também no Estado do Tocantins os projetos XambiArt, formado por 19 mulheres da região de Alto Bonito que produzem biojoias e artesanato, e Renascer, que tem como objetivoincrementar os processos de piscicultura já desenvolvidos na região.
 
O Programa ReDes é promovido em parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é contribuir para o crescimento sustentável de municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de negócios ligados a cooperativas e associações.
 
Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

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Fonte: Assessoria

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