A iniciativa integra o Programa Geologia do Brasil, desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e a CPRM, com a parceria da UERJ
Na última semana (13/07) foi lançado o Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro, escala 1:400.000, no auditório da Reitoria da Universidade do Rio de Janeiro, com a presença do diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, do reitor da UERJ, Prof. Ruy Garcia Marques, da diretora de geologia do DRM, Aline Freitas da Silva e do Presidente da Comissão de Recursos Minerais da Assembleia Legislativa, deputado Felipe Soares.
Esta nova ferramenta será disponibilizada à comunidade técnico-científica e aos empresários do setor mineral, como parte do Projeto Geologia e Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa integra o Programa Geologia do Brasil, desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e a CPRM, com a parceria da UERJ.
Eduardo Ledsham, ressaltou a importância do produto, pensando nos novos desafios, como o investimento em projetos como o grafite, rochas ornamentais e um programa para água.
Também estiveram presentes, o diretor de geologia da CPRM, José Carlos Garcia, o assessor da presidência, geólogo Urquiza de Hollanda, e Luiz Carlos da Silva, Coordenador do antigo projeto de parcerias CPRM-Universidades do Programa Geologia do Brasil-PGB, representantes da comunidade geológica e professores. O mapa foi executado pela Prof. Monica Heilbron e sua equipe de pesquisadores.
Com este trabalho o Estado do Rio de Janeiro passa a contar com informações atualizadas sobre a geologia e os recursos minerais, constituindo mais um instrumento para atrair novos investimentos ao setor mineral do estado.
A novidade desse mapa é que ele reúne todos os trabalhos dentro do Programa PRONAGEO dos últimos oito anos, em parceria com os estudantes de graduação e pós-graduação da UERJ e pesquisadores. Esse mapa não é estático, ele é um banco de dados georeferenciados de geologia e recursos minerais, o que possibilita a geração de outros produtos a partir dele.
Monica Helbron, ressaltou a importância do esforço da CPRM em disponibilizar esses dados e afirmou que é enorme o número de downloads no site da CPRM , pois eles servem ao grande público, aos prefeitos, aos trabalhos mais locais e às pequenas empresas. “Considero um produto nobre porque ele tem uma grande aplicação social”, finalizou.