NOTÍCIAS

CPRM e UERJ lançam Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Rio de Janeiro

19 de julho de 2017

A iniciativa integra o Programa Geologia do Brasil, desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e a CPRM, com a parceria da UERJ

Na última semana (13/07) foi lançado o Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro, escala 1:400.000, no auditório da Reitoria da Universidade do Rio de Janeiro, com a presença do diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, do reitor da UERJ, Prof. Ruy Garcia Marques, da diretora de geologia do DRM, Aline Freitas da Silva e do Presidente da Comissão de Recursos Minerais da Assembleia Legislativa, deputado Felipe Soares.
 
Esta nova ferramenta será disponibilizada à comunidade técnico-científica e aos empresários do setor mineral, como parte do Projeto Geologia e Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa integra o Programa Geologia do Brasil, desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e a CPRM, com a parceria da UERJ.
 
Eduardo Ledsham, ressaltou a importância do produto, pensando nos novos desafios, como o investimento em projetos como o grafite, rochas ornamentais e um programa para água.
 
Também estiveram presentes, o diretor de geologia da CPRM, José Carlos Garcia, o assessor da presidência, geólogo Urquiza de Hollanda, e Luiz Carlos da Silva, Coordenador do antigo projeto de parcerias CPRM-Universidades do Programa Geologia do Brasil-PGB, representantes da comunidade geológica e professores. O mapa foi executado pela Prof. Monica Heilbron e sua equipe de pesquisadores.
 
Com este trabalho o Estado do Rio de Janeiro passa a contar com informações atualizadas sobre a geologia e os recursos minerais, constituindo mais um instrumento para atrair novos investimentos ao setor mineral do estado.
 
A novidade desse mapa é que ele reúne todos os trabalhos dentro do Programa PRONAGEO dos últimos oito anos, em parceria com os estudantes de graduação e pós-graduação da UERJ e pesquisadores. Esse mapa não é estático, ele é um banco de dados georeferenciados de geologia e recursos minerais, o que possibilita a geração de outros produtos a partir dele.
 
Monica Helbron, ressaltou a importância do esforço da CPRM em disponibilizar esses dados e afirmou que é enorme o número de downloads no site da CPRM , pois eles servem ao grande público, aos prefeitos, aos trabalhos mais locais e às pequenas empresas. “Considero um produto nobre porque ele tem uma grande aplicação social”, finalizou.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS