NOTÍCIAS

CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e explicar como utilizá-los, pesquisadores em Geociências do Departamento de Gestão Territorial da CPRM ministraram um curso para técnicos da Defesa Civil e bombeiros, em Florianópolis – SC, durante os dias 3 e 6 de dezembro. Cerca de 40 profissionais e técnicos foram capacitados.

O curso foi ministrado pelos pesquisadores em Geociências, Victor Hilquias e Débora Lamberty. “Estamos capacitando agentes da defesa civil e colaboradores (como bombeiros) para que melhorem a percepção do risco e da suscetibilidade natural do terreno a movimentos de massa e inundação, sendo muito importante que eles entendam como aplicar os nossos produtos”, explicou Victor.

Ainda segundo o pesquisador, as parcerias com as Defesas Civis são essenciais para a atualização de áreas já mapeadas, pois fornece a capacitação necessária para que os técnicos passem a fazer esse serviço e deem continuidade ao trabalho de prevenção e atendimento à população local.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Gestão sustentável da água é tema do PodMinerar

29 de junho de 2023

A gestão sustentável da água é um compromisso da mineração do Brasil. São inúmeras práticas sustentáveis e políticas para garantir…

LEIA MAIS

IBRAM debate sobre mercado de fertilizantes e agregados no 3º Fórum e Feira de Mineração de Agregados

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor-presidente, Raul Jungmann, e o diretor de Relações com Associados e Municípios, Alexandre…

LEIA MAIS

GEOAMERICAS 2020: Congresso de Geossintéticos totalmente online recebe inscrições até 26 de outubro

21 de outubro de 2020

Evento terá conteúdo relevante para profissionais e empresas que atuam no setor de mineração   Ainda dá tempo de participar…

LEIA MAIS