rnA demanda global por diamantes deverá subir entre 3% e 5%, avalia Varda Shine, presidente da Diamond Trading Company, controlada da De Beers, a maior mineradora de diamantes do mundo.rnO crescimento é bem mais tímido
rn
A demanda global por diamantes deverá subir entre 3% e 5%, avalia Varda Shine, presidente da Diamond Trading Company, controlada da De Beers, a maior mineradora de diamantes do mundo.
rn
O crescimento é bem mais tímido do que o observado em 2011, quando o mercado de diamantes teve uma alta de 10%.
rn
Na avaliação de Varda, a demanda pela pedra nos Estados Unidos, responsável por 45%
do mercado mundial, deverá ter alta de 5% em 2012; na China, o movimento deverá crescer entre 5%e 10%- atualmente, o país é responsável por 30% das vendas globais de diamantes. Enquanto isso, as vendas na Índia ficarão estagnadas — a mesma situação deve ser verificada no Japão.
rn
No ano passado, o mercado mundial de diamantes retomou seu brilho após uma queda vertiginosa em 2009, que acabou forçando para baixo os preços do material. Na época, a De Beers cancelou a operação de algumas jazidas e teve de pedir empréstimos da ordem de US$ 1 bilhão a seus principais acionistas, como a família Oppenheimer, da África do Sul, e o governo de Botswana. Em 2010, a Anglo
American comprou a participação de 40% da família Oppenheimer no negócio por US$ 5,1 bilhões. Agora, a mineradora inglesa tem 85% da companhia.
rn
A distância entre os estoques e a demanda deverá crescer no longo prazo, segundo o presidente-executivo do grupo, Philippe Mellier. Nos últimos cinco anos, os estoques caíram cerca de 30%. No mesmo período, a demanda teve uma alta tambémde 30%. “Apesar do crescimento mais modesto, o mercado está bastante confortável”, diz o executivo.
rn
Fonte: Brasil Econômico
Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures
LEIA MAISConsiderado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…
LEIA MAISA Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…
LEIA MAIS