NOTÍCIAS

Dilma deve vetar emenda de royalties que ajuda PA e MG

31 de agosto de 2012

rnNo que depender das sinalizações dadas pelo Palácio do Planalto, as bancadas de Minas Gerais e do Pará, na Câmara e no Senado, já podem se dar por vencidas. Os dois maiores produtores de minério do pa

rn

No que depender das sinalizações dadas pelo Palácio do Planalto, as bancadas de Minas Gerais e do Pará, na Câmara e no Senado, já podem se dar por vencidas. Os dois maiores produtores de minério do país pressionam o governo para mudar o cálculo do royalty da mineração. A expectativa gira em torno de uma emenda do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), incluída na Medida Provisória 563, que foi aprovada no início do mês pelo Senado.

rn

A emenda, que se adianta às alterações previstas no novo marco da mineração, faz mudanças na forma de cálculo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), o royalty da mineração. A MP 563, cujo relator é o senador Romero Jucá (PMDB-RR), alterou a forma de cálculo da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

rn

Pela medida provisória, o pagamento desses tributos passa a se basear em valores de mercado e não em valores faturados pelas empresas. As bancadas mineira e paraense querem que a Cfem passe a ter o mesmo tratamento.

rn

Tudo depende da decisão da presidente Dilma Rousseff. A situação não é favorável, confirma o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. “O que o senador Flexa Ribeiro propõe é mais ou menos o que queremos que seja feito. Porém, ele segue por um caminho diferente do que o governo pensa”, disse Lobão. “O caminho mais provável indica o veto, mas ainda não há uma definição sobre isso.”

rn

Nas últimas semanas, deputados e senadores dos dois Estados se articularam com lideranças do governo para tentar manter a emenda já aprovada no Congresso. A maior preocupação é elevar a cobrança do minério de ferro, que atualmente tem uma alíquota de apenas 2%. A avaliação é que essa alíquota só fazia sentido quando o setor, na década de 80, enfrentava sérias dificuldades de mercado.

rn

Com a explosão atual de demanda internacional, as mineradoras que atuam no Brasil estão batendo recordes sucessivos de exportação e o preço do minério de ferro passou por reajustes constantes, mas o royalty do minério continuou o mesmo.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS

IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS