NOTÍCIAS

Em Curionópolis, mineradora Vale entrega Casa do Mel e beneficia famílias em Serra Pelada

13 de junho de 2017

Projeto de apicultura gera renda e beneficia famílias em Serra Peladarn

A Associação de Apicultores e Meliponicultores de Serra Pelada (Apimesp) recebeu, esta semana, a Casa do Mel. O prédio, fruto de convênio com a Vale, será utilizado como espaço para beneficiamento e envasamento dos produtos da associação. No início deste ano, os associados receberam uma centrífuga, um decantador e 100 colmeias, que também contribuirão para o aumento da produção de mel.
 
O presidente da Apimesp, Roberto Carvalho dos Santos, recebe a casa do mel como a realização do um sonho. “Com a casa do mel e os equipamentos que recebemos, nós teremos maior produção e menor tempo de colheita de mel. E isso tudo vai ser muito positivo, contribuindo com a renda das famílias que estão participando do projeto”, destaca.
 
João Coral, gerente executivo de relacionamento com comunidades da Vale, ressaltou a importância desta iniciativa para a comunidade de Serra Pelada. “Aqui, vocês são os empreendedores. E vocês, que estão iniciando este trabalho, sejam perseverantes. A gente acredita muito nesse projeto e esperamos que ele não traga apenas renda, mas também educação para a comunidade”, destacou.
 
Para o diretor técnico da Vale, Paulo Horta, o projeto de apicultura é fruto do protagonismo da comunidade. “Este projeto é muito bonito. Aqui nós temos jovens e pessoas mais velhas, que não tinham uma fonte de renda, se unindo. E nós, a Vale, estamos contribuindo com o que é possível. Mas, o mais importante, é a vontade deles. Nós podemos contribuir e fornecer os meios para eles possam se desenvolver enquanto empreendedores, mas a vontade de seguir trabalhando é deles”, reforça.
 
Iniciado em 2015, o projeto de apicultura foi apontado, pela comunidade, como uma alternativa para a geração de renda em Serra Pelada. A Vale, em parceria com a Associação dos Apicultores e Meliponicultores de El Dourado do Carajás – Apimec, promoveu a capacitação dos apicultores e a produção das primeiras colmeias para a criação dos apiários. Atualmente, o projeto beneficia 30 famílias de Serra Pelada.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decide favoravelmente para a Corte recepcionar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7598) apresentada pelo IBRAM

26 de fevereiro de 2024

A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…

LEIA MAIS

Soluções inovadoras para mineração são apresentadas no Mining Hub

10 de dezembro de 2020

4º ciclo do M-Start – crédito: dviulgação 13 startups apresentaram suas provas de conceito (POCs) no ‘DemoDay’, realizado na tarde…

LEIA MAIS