NOTÍCIAS

Empresa brasileira oferece serviços de exportação de ouro para pequenas mineradoras

16 de setembro de 2015

A brasileira Ourominas, que trabalha com a comercialização de ouro e de câmbio, busca parcerias com pequenas e médias minerações, garimpos e cooperativas para desenvolver as operações e expandir

A brasileira Ourominas, que trabalha com a comercialização de ouro e de câmbio, busca parcerias com pequenas e médias minerações, garimpos e cooperativas para desenvolver as operações e expandir a produção de ouro dessas companhias. A empresa presta serviços que vão de laboratórios a logística de entrega, sem custo, visando desenvolver o empreendimento dos parceiros para, posteriormente, obter lucro negociando ouro com essas mesmas empresas.

rn

A instituição financeira trabalha em especial com empresas do Pará, Mato Grosso e Amapá. Um dos objetivos da companhia é estimular, promover e conscientizar o garimpeiro, demonstrando como é possível ganhar mais dinheiro por meio de operações legais.

rn

“Nós criamos uma frente de negócios chamada Omex para atender às dificuldades das pequenas e médias minerações, oferecer serviços que vão além da compra e venda de ouro. A gente oferece toda logística, indústria e estrutura comercial e exportadora. A gente faz uma pré-análise no local, mostra a quantidade de ouro que aquele garimpeiro ou pequena mineradora tem, uma série de serviços e tudo isso sem custo”, afirmou Mauricio Gaioti, gerente comercial da Ourominas.

rn

Em conversa com o NMB no estande da empresa durante a EXPOSIBRAM, feira realizada nesta semana em Belo Horizonte (MG) pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br) , Gaioti disse que com os serviços prestados pela empresa, as pequenas mineradoras, garimpos e cooperativas podem economizar ICMS, PIS, COFINS e IPI na exportação de ouro.

rn

“Nós não temos clientes, mas sim parceiros. Os nossos serviços são sem custo. Quando eu comecei a trabalhar com isso, o que encontrei foi uma realidade carente nesses Estados. Empresas que tinham capacidade, potencial, mas que não encorpavam. A gente quer que essas empresas desenvolvam, porque quando o minerador crescer, eu vou comprar e vender mais ouro para ele”, disse Gaioti.

rn

A Ourominas também trabalha com companhias maiores, no entanto o foco são as pequenas e médias minerações. O gerente comercial da empresa mencionou como parceira a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), no norte do Mato Grosso, que não tinha representatividade e conseguiu crescer com os serviços da Ourominas.

rn

Gaioti disse que a empresa possui parceiros de logística para rodovias e entregas aéreas. A Ourominas tem uma equipe de consultores e analistas para buscar os melhores preços no Brasil e no mundo para os parceiros e faz análise e tratamento, incluindo fusão e copelação, espectrometria, refino, verificação de teor e pureza, entre outros.

rn

“Nós fazemos treinamento de contabilidade para a mineradora, planejamento tributário, preparamos o minerador, preparamos o ouro em padrão internacional, exportamos pela Omex e estendemos esses benefícios tributários. A gente também pode importar insumos, suavizar na entrada do país, economizando em tributos, e depois exportar a produção de ouro, aumentando o lucro”, afirmou o gerente da Ourominas.

rn

A companhia tem sede em São Paulo e está há 40 anos no mercado. A Ourominas trabalha com a venda online de ouro e de moedas estrangeiras por meio de seu website; compra e vende ouro e certificados de ouro para pessoas físicas e empresas; disponibiliza diversas modalidades de pagamento no comércio internacional, entre outros.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Os desafios e tendências na gestão de barragens de rejeito serão debatidas em fórum organizado pelo IBRAM em julho

12 de junho de 2023

O setor mineral brasileiro estará reunido nos próximos dias 5 e 6 de julho para compartilhar os desafios, entraves, novidades…

LEIA MAIS

IBRAM e Sebrae irão firmar acordo de cooperação para fortalecer pequena e média mineração

26 de fevereiro de 2024

Criar projetos voltados a integrar as pequenas e médias empresas do setor de mineração às boas práticas ESG, além de…

LEIA MAIS

Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS