NOTÍCIAS

Empresas finlandesas buscam mercado no Brasil para mineração sustentável

4 de abril de 2014

A VTT Technical Research Center, empresa finlandesa que desenvolve tecnologias para a exploração sustentável de minérios, está em busca de novos negócios no Brasil, onde abriu um escritório em 2010, na

A VTT Technical Research Center, empresa finlandesa que desenvolve tecnologias para a exploração sustentável de minérios, está em busca de novos negócios no Brasil, onde abriu um escritório em 2010, na área de aproveitamento de rejeitos.

rn

A extração de metais a partir de pilhas ou bacias de rejeitos é uma das especialidades da VTT, diz Tuomas Mustonen, vice-presidente de soluções para Recursos Naturais e Meio Ambiente, durante o Seminário Brasil Finlândia realizado hoje, em Belo Horizonte.

rn

Entre os serviços da VTT há melhoria de processo, como o uso de biolixiviação, gestão sustentável de água e energia, controle na emissão de particulados, tratamento de rejeitos e fechamento seguro de minas, além da extração de metais a partir de rejeitos, cinzas e estéril.

rn

Tuoma vê como principais oportunidades no Brasil as áreas de biolixiviação, recuperação de níquel, zinco, cobre e cobalto a partir de rejeitos, e fornecimento de alternativas de energia para áreas remotas.

rn

Uma empresa parceira da VTT, a Cemis, em inglês Center for Measurement and Information Systems, se especializou no monitoramento online de processos. Risto Oikari, diretor da Cemis, diz que esse tipo de monitoramento pode evitar acidentes e problemas ambientais.

rn

A empresa, também da Finlândia, tem parceira com a VTT para desenvolver sensores ópticos usados em mineração, fluxo de líquidos, detecção em tempo real de micro-organismos, usados em biolixiviação, e sistemas automatizados para controle de processo e monitoramento de equipamentos móveis e analisadores portáteis para metais pesados e contaminantes.

rn

Risto diz que a Cemis busca novos clientes e parceiros, com o apoio da VTT, principalmente para sistemas de monitoramento ambiental entre órgãos governamentais e empresas do setor de mineração e celulose. Na área de mineração, os principais alvos são produtores de minérios metálicos. “Mineradoras de ouro também são usuários em potencial dos nossos detectores de arsênio”.

rn

A mineração na Finlândia movimentou 1,48 bilhões de euros em 2011, sendo que 980 milhões se referem a metais. Entre os objetivos do governo está a redução em 20% do rejeito gerado na operação das minas, em busca de soluções sustentáveis para a atividade mineral.

rn

O Seminário Brasil Finlândia, realizado na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais, foi organizado pelo Sindiextra e Ibram e promovido pela Finpro, entidade da Finlândia para a promoção de negócios e investimentos internacionais.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS

Em evento em Belém, IBRAM enaltece o desempenho da indústria mineral paraense

20 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…

LEIA MAIS

Mais segurança: quatro barragens da Vale em Minas Gerais têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas

10 de outubro de 2022

As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…

LEIA MAIS