NOTÍCIAS

Empresas são apresentadas ao programa Encadeamento Produtivo

9 de junho de 2016

Também chamadas de terceira camada, essas empresas são terceirizadas das companhias que receberam as capacitações na fase anterior

O programa Encadeamento Produtivo, desenvolvido por meio da parceria entre Sebrae Paracatu e a Kinross, entra em uma nova fase. Nesta semana, foi realizada uma reunião de apresentação da proposta para 20 novas empresas. Também chamadas de terceira camada, essas empresas são terceirizadas das companhias que receberam as capacitações na fase anterior.
 
O objetivo do programa Encadeamento Produtivo é alinhar os interesses das grandes empresas e as de pequeno porte, de forma a induzir a interação e a parceria, por meio da comunicação das políticas corporativas. Além disso, visa aprimorar a competitividade individual e coletiva das pequenas empresas, satisfazendo as necessidades dos clientes e conquistando novas fatias de mercado. Ainda há como objetivo construir uma rede de aprendizagem para estimular a criação de valor e, consequentemente, a manutenção de vantagens competitivas ao longo do tempo.
 
Para Pablo Lopes Silva, proprietário da Paracatu Madeiras e participante do encontro, o programa é muito bom e a expectativa é de que sua empresa possa crescer e se fortalecer no mercado. “O que mais chamou minha atenção foi a questão comercial e o controle de qualidade e estoque, dois pontos que são fundamentais para nossa competitividade”, comenta Pablo.
 
Outro participante foi Vanessa Mansur Correa, sócia da Ergomed, empresa voltada para saúde ocupacional e ergonomia. Para ela, participar do projeto será uma grande oportunidade de crescimento para a companhia. “Estamos há um tempo estagnados, sem conseguir contratar. Então, com as qualificações oferecidas, pretendemos organizar a casa para a empresa crescer de modo saudável”, afirma.
 
Nas próximas etapas, será aplicado um diagnóstico de avaliação do modelo de gestão das empresas participantes, além de um desenho e apresentação da matriz de capacitação. Em seguida, um plano de capacitação, com instrutores e consultores será executado. Nesse âmbito, será trabalhada a gestão financeira, com o objetivo de capacitar o empresário para compreender sua atual situação para a tomada de decisões. Também será abordada a gestão tributária, visando contribuir para o aumento da competitividade das empresas por meio de um enquadramento fiscal, dos recolhimentos por produtos e serviços e do planejamento tributário. Isso vai orientar o empresário sobre as vantagens e desvantagens de cada regime, analisando o mais vantajoso para a empresa naquele momento.
 
Em Paracatu já foram realizadas seis capacitações do programa, atendendo a 36 empresas, com 136 horas de curso e 56 horas de consultoria sobre os temas: indicadores de desempenho, custo de produção, gestão financeira, gestão de marketing, gestão de pessoas e estratégias empresariais. “Com fornecedores mais qualificados não só a Kinross será beneficiada, mas também todo o mercado consumidor desses serviços em Paracatu e região”, diz Fausto Caser, gerente de Suprimentos da Kinross.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

10º CBMINA: inscreva seu trabalho técnico até 25 de janeiro

10 de dezembro de 2020

Evento reforça interação entre mineradoras e universidades em prol de futuro mais sustentável do setor As inscrições para a submissão…

LEIA MAIS

Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS