NOTÍCIAS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação internacional e estado de progresso na Argentina” realizado nesta 2ª feira, 22/5, na Arminera 2023, Feira Internacional da Indústria Mineral, em Buenos Aires. O painel contou com a palestra do CEO da Associação de Mineração do Canadá, Pierre Gratton, e de representantes do México, Guatemala, Panamá, Colômbia e Argentina.

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

Especialista falam sobre o TSM. Crédito: Divulgação

O Towards Sustainable Mining (TSM) é um programa desenvolvido pela Mining Association of Canada/Associação de Mineração do Canadá (MAC). Ele orienta e apoia empresas de mineração no gerenciamento de riscos ambientais e sociais.

“Não há lugar no futuro para atividades econômicas que não priorizam a sustentabilidade. É uma questão de responsabilidade moral com as próximas gerações, um compromisso que temos que assumir e cumprir. O TSM é uma resposta muito eficaz para as questões sociais e ambientais”, ressaltou Raul Jungmann.

Jungmann reforça a importância do TSM para o setor. Crédito: Divulgação

Outro ponto de destaque do Programa, segundo Jungmann, é que o método foi feito por mineradores para mineradores, o que explica como ele está alinhado à linguagem do setor mineral. “Isso é essencial, é um diferencial. O TSM também tem o crescimento global como métrica, o que o torna imbatível”, avalia.

Sobre o TSM no Brasil 

O TSM foi adotado por associações nacionais em 13 países em 6 continentes. O programa, reconhecido por um número crescente de fabricantes e investidores globais, como Apple, Tesla, BMW e La Mancha Capital, já foi implementada em mais de 200 empresas.

No Brasil, o IBRAM trouxe o programa, em 2019, traduziu todos os protocolos para o português e contratou consultoria técnica e jurídica para adequá-los à realidade brasileira com o apoio das contribuições de partes interessadas, assim como foi feito em outros países. O material, adaptado para a realidade brasileira, é uma excelente ferramenta que visa promover a melhoria no desempenho das operações e a prestação de contas com a sociedade, por meio da adoção das melhores práticas de processo.

Para mais informações acesse o site do IBRAM: https://ibram.org.br/tsm/

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

IBRAM lança pesquisa para atualizar Guia para Planejamento de Fechamento de Mina

24 de julho de 2023

O planejamento do fechamento de uma mina é questão estratégica para as mineradoras. Além dos aspectos relativos à segurança, estabilidade…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS