NOTÍCIAS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação internacional e estado de progresso na Argentina” realizado nesta 2ª feira, 22/5, na Arminera 2023, Feira Internacional da Indústria Mineral, em Buenos Aires. O painel contou com a palestra do CEO da Associação de Mineração do Canadá, Pierre Gratton, e de representantes do México, Guatemala, Panamá, Colômbia e Argentina.

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

Especialista falam sobre o TSM. Crédito: Divulgação

O Towards Sustainable Mining (TSM) é um programa desenvolvido pela Mining Association of Canada/Associação de Mineração do Canadá (MAC). Ele orienta e apoia empresas de mineração no gerenciamento de riscos ambientais e sociais.

“Não há lugar no futuro para atividades econômicas que não priorizam a sustentabilidade. É uma questão de responsabilidade moral com as próximas gerações, um compromisso que temos que assumir e cumprir. O TSM é uma resposta muito eficaz para as questões sociais e ambientais”, ressaltou Raul Jungmann.

Jungmann reforça a importância do TSM para o setor. Crédito: Divulgação

Outro ponto de destaque do Programa, segundo Jungmann, é que o método foi feito por mineradores para mineradores, o que explica como ele está alinhado à linguagem do setor mineral. “Isso é essencial, é um diferencial. O TSM também tem o crescimento global como métrica, o que o torna imbatível”, avalia.

Sobre o TSM no Brasil 

O TSM foi adotado por associações nacionais em 13 países em 6 continentes. O programa, reconhecido por um número crescente de fabricantes e investidores globais, como Apple, Tesla, BMW e La Mancha Capital, já foi implementada em mais de 200 empresas.

No Brasil, o IBRAM trouxe o programa, em 2019, traduziu todos os protocolos para o português e contratou consultoria técnica e jurídica para adequá-los à realidade brasileira com o apoio das contribuições de partes interessadas, assim como foi feito em outros países. O material, adaptado para a realidade brasileira, é uma excelente ferramenta que visa promover a melhoria no desempenho das operações e a prestação de contas com a sociedade, por meio da adoção das melhores práticas de processo.

Para mais informações acesse o site do IBRAM: https://ibram.org.br/tsm/

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS

Instagram reúne informações para estudantes e profissionais ligados à geologia

19 de setembro de 2018

Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…

LEIA MAIS

Avaliação de riscos e implantação de projetos pode representar 25% do total de investimentos em obras industriais implantadas no Brasil, diz painelista do e-Mineração

12 de junho de 2023

O segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”….

LEIA MAIS