rnEstudo vai avaliar potencial de minério ao longo do TietêrnA Subsecretaria de Mineração encomendou ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) um estudo para avaliar a disponibilidade de matérias-prima
rn
Estudo vai avaliar potencial de minério ao longo do Tietê
rn
A Subsecretaria de Mineração encomendou ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) um estudo para avaliar a disponibilidade de matérias-primas minerais na área de influência do eixo da Hidrovia Tietê-Paraná, no trecho entre Barra Bonita e Araçatuba. O estudo deve estar concluído em cinco meses.
rn
O objetivo do estudo é avaliar a disponibilidade de insumos para abastecimento das indústrias de cerâmica vermelha em face de possíveis restrições naturais e legais – escassez de matéria-prima e uso e ocupação do solo, entre outras.
rn
A retomada de movimentação de minérios e produtos manufaturados no sistema de transporte da Hidrovia Tietê-Paraná, em território paulista, também será avaliada no estudo. Será considerado o potencial de atração para outros insumos e produtos industriais, não necessariamente minerários.
rn
O estudo compreende os municípios das regiões administrativas de Araçatuba, São José do Rio Preto, Catanduva, Lins, Bauru, Jaú, Araraquara, Botucatu e Piracicaba.
rn
A indústria minero-cerâmica tem produção estimada, na região, de cerca de R$ 100 milhões/ano em produtos cerâmicos, que correspondem a cerca de 5% do valor da produção paulista. São cerca de 50 empreendimentos industriais que absorvem cerca de R$ 5 milhões em matérias-primas de origem mineral extraídos de cerca de 20 concessões de lavra.
rn
As informações do estudo servirão de base para o planejamento da economia regional considerando o suprimento de matéria-prima no futuro. Outro reflexo esperado é incremento de cerca de 5% na produção em cinco anos e reativação em 30% do número atual de concessões de lavra. Cabe ao IPT a execução do estudo, mas a coordenação e a fiscalização estão a cargo da Secretaria de Energia.
rn
Fonte: O Liberal Regional
Foi publicada no último dia 01/10 a Lei nº 14.066/2020, que impõe medidas para aumento da segurança de barragens, proíbe a…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMin/UFMG) comunicam que foi retificada…
LEIA MAISO setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…
LEIA MAIS