NOTÍCIAS

Estudos sobre terras raras deve ser retomados no Brasil

16 de maio de 2013

Estudos sobre exploração de terras-raras devem ser retomados no Brasil, através de programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o desenvolvimento e estabelecimento de cadeia prod

rn

Estudos sobre exploração de terras-raras devem ser retomados no Brasil, através de programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o desenvolvimento e estabelecimento de cadeia produtiva dos elementos.

rn

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério das Minas e Energia (MME) definiu programa setorial para minerais estratégicos, que propõe o desenvolvimento e o estabelecimento da cadeia produtiva de terras-raras, minerais essenciais para o desenvolvimento de diversas tecnologias como tablets, smartphones e turbinas de energia eólica.

rn

Até 2016, o MCTI deve investir R$ 11 milhões em pesquisa sobre terras-raras, e como parte dos esforços para do governo federal para desenvolver o setor, acontece hoje audiência pública no senado para discutir o marco legal para a exploração e utilização das terras-raras no Brasil.

rn

Terras rarasDe acordo com Álvaro Prata, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, muito do desenvolvimento tecnológico nacional passa pelo grupo de minerais, distribuído por reservas de todo o País.

rn

“Precisamos desses 17 elementos químicos em vários produtos nos quais queremos agregar tecnologia. A questão é que o Brasil, que já teve bastante competência em terras-raras, reduziu ao longo dos tempos a importância que dava a esses recursos, porque a China dominou o mercado mundial”, afirmou Prata.

rn

O tema foi incluído, pelo ministério, na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que é um documento com diretrizes para o período de 2012 a 2015.

rn

A audiência pública no Senado para discutir um marco legal para esses elementos aconteceu ontem, mas não teve bom quórum. A subcomissão temporária que vai elaborar Projeto de Lei do Marco Regulatório da Mineração e da Exploração de Terras Raras no Brasil foi instaurada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e é presidida pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC).

rn

O Brasil já foi o maior produtor mundial desses materiais, porém, hoje, as reservas medidas do país representam menos de 1% do total mundial. A oferta de terras raras é dominada pela China, que detêm cerca 90% do mercado mundial e possui cerca de 50% das reservas mundiais dos elementos.

rn

No país, os principais projetos de terras raras estão localizados nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Presidente do IBRAM participa de evento na Suíça sobre rastreabilidade do ouro

2 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, desembarcou na Suíça para participar de workshop sobre rastreabilidade do…

LEIA MAIS

Reforma tributária na visão da mineração é tema de debate entre presidente do IBRAM e representantes da FPMin

26 de abril de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou de reunião organizada nesta 4ª feira (26) pela Frente Parlamentar…

LEIA MAIS

ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS