As exportações de minério de ferro devem crescer fortemente em 2018, diz o Departamento de Indústria e Inovação da Austrália em seu último relatório trimestral, divulgado no fim de dezembro.
“O forte crescimento das exportações brasileiras de minério de ferro será impulsionado pelo ramp-up do projeto S11D de 90 milhões de toneladas da Vale. O relatório trimestral de setembro da Vale, mostra que a orientação de produção é de 360-380 milhões de toneladas em 2017, e manteve-se inalterada em relação ao trimestre anterior, e o objetivo de longo prazo de 400 milhões de toneladas por ano foi reafirmado”, diz o documento.
O relatório “Resources and Energy Quarterly” também cita a expansão do projeto Minas-Rio da Anglo American, que visa aumentar a produção anual de 17 milhões de toneladas para 26,5 milhões de toneladas até 2019. No entanto, atrasos contínuos na obtenção das licenças ambientais colocam o projeto em risco.
“Espera-se que a maioria da produção da Austrália e do Brasil permaneça rentável ao preço previsto de US$ 49 a tonelada [FOB Austrália, à vista] em 2019. A participação de ambos os países no comércio marítimo global deverá aumentar, com a Austrália vendo sua participação no mercado aumentar de 53%, em 2016, para 54% em 2019; e o Brasil passar de 24%, em 2016, para 26% em 2019”, afirma o relatório.
Segundo o documento, a Austrália vai exportar, em 2018, 880 milhões de toneladas de minério de ferro, e, no ano seguinte, 894 milhões de toneladas. Nesses mesmos anos, a previsão é que o Brasil exporte 400 milhões de toneladas e 424 milhões de toneladas respectivamente. Logo, as exportações brasileiras devem crescer 6% de 2018 para 2019, segundo estimativa do órgão australiano.
Notícias de Mineração Brasil
A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…
LEIA MAISO diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Nery, participou da mesa de abertura…
LEIA MAISEspecialistas debatem sobre direito minerário. Crédito: Divulgação O marco regulatório do direito minerário, os avanços da Agência Nacional de Mineração…
LEIA MAIS