NOTÍCIAS

EXPOSIBRAM 2013 debate investimento em sustentabilidade e desenvolvimento

23 de julho de 2013

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza, entre os dias 23 e 26 de setembro, em Belo Horizonte (MG), a EXPOSIBRAM 2013, evento que reúne a Exposição Internacional de Mineração

rn

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza, entre os dias 23 e 26 de setembro, em Belo Horizonte (MG), a EXPOSIBRAM 2013, evento que reúne a Exposição Internacional de Mineração e o 15º Congresso Brasileiro de Mineração. Com o tema “Mineração: Investindo em sustentabilidade e desenvolvimento”, cerca de 2 mil congressistas irão debater as perspectivas da mineração nacional e internacional. Os terão a participação de setenta especialistas de dez países.

rn

No primeiro dia, segunda-feira (23), o tema será os rumos, desafios, tendências e oportunidades do setor mineral. O jornalista William Waack mediará o debate que contará com a participação Vice-Presidente Sênior das Américas da AngloGold Ashanti, Hélcio Guerra; Diretor-Presidente da Samarco Mineração e Presidente do Conselho Diretor do Ibram, Ricardo Vescovi Aragão; e do Presidente da Anglo American Níquel, Walter De Simoni.

A programação de terça-feira (24) reunirá especialistas internacionais para analisar os cenários da economia mineral para os próximos anos. Participarão deste painel: Magnus Ericsson, da empresa sueca Raw Materials Group, Paul Robinson, Diretor de Multi-Commodities da CRU Group, e Ronaldo Valiño, sócio da PriceWaterhouseCoopers Brasil.

Essa sessão plenária será moderada pelo Deputado Federal Arnaldo Jardim (PPS-SP). Em seguida o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, ministrará uma palestra sobre as “Perspectivas para mineração brasileira nas próximas décadas”.

No mesmo dia, o congresso apresentará o painel “Planejamento para Fechamento de Mina: desmistificando e tornando realidade”. O assunto é entendido como um instrumento de planejamento territorial e uma excelente ferramenta para a construção do diálogo e participação das comunidades e governos nos projetos de mineração. Participarão deste debate Jeff Parshley, Diretor de Fechamento de Mina da SRK, e Luis Enrique Sánchez, Professor da Universidade de São Paulo (USP). Hernani Mota de Lima, Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), será o moderador.

Mark Cutifani, Presidente da Anglo American, vai ministrar a Palestra Magna “Contribuição da Mineração para o desenvolvimento sustentável: o papel de uma moderna mineradora global”.

O terceiro dia de evento, quarta-feira (25), começará com a Sessão Plenária “Evolução nos modelos regulatórios da mineração no mundo: lições aprendidas”. Harry Robinson, Líder Global de Indústria Mineral da Mckinsey & Company, vai palestrar sobre o tema “Lições aprendidas na análise dos últimos movimentos globais em regulação do setor mineral”.

Em seguida, o presidente da Associação Mineira do Canadá, Pierre Gratton, mostrará os desafios enfrentados pelas empresas canadense em investimentos externos, no contexto de mudanças nos marcos regulatórios da mineração. Para fechar o debate o ex-ministro de Energia e Minas do Peru, Hans Flury, apresentará um panorama sobre o marco regulatório da mineração no Peru e seus resultados na atração de investimentos.

O Congresso também vai exibir o painel “Interface mineração & mercado global de aço: o presente e o futuro”. Nele, Sigurd Mareels, da McKinsey & Company, falará sobre a perspectiva global do mercado de aço. O debate também terá a participação de Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho do Grupo Gerdau e da Câmara de Gestão e Competitividade do Governo Federal, que vai mostrar os desafios da mineração e siderurgia no Brasil.

O novo Marco Regulatório da Mineração brasileira será tema de um painel específico sobre o tema. Entre os participantes do debate estão: Guilherme Simões Ferreira, gerente-geral Jurídico da Votorantim Metais e coordenador da Comissão Jurídica do Ibram, Marconi Tarbes Vianna, o conselheiro titular do Conselho Diretor do Ibram e diretor Operacional de Ferrosos da Vale, e o deputado federal a ser nomeado Relator do Projeto de Lei do novo Marco Regulatório da Mineração na Câmara dos Deputados. Marcelo Ribeiro Tunes, diretor de Assuntos Minerários do Ibram, será o mediador.

No último dia, quinta-feira (26), o 15º Congresso Brasileiro de Mineração apresentará a Sessão Plenária “Agrominerais: como superar a crescente demanda por insumos externos?”, com a participação de Roger Downey, Diretor Executivo da Vale Fertilizantes, Eduardo Ledsham, presidente da B&A Mineração, e Carlos Nogueira da Costa Júnior, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia. A senadora Kátia Abreu (PSD- TO) vai mediar o debate.

Em seguida, será a vez da Palestra Magna “Brasil: onde estamos e para onde vamos?”, que terá a presença de Eduardo Giannetti da Fonseca, Economista e Cientista Social, Professor do Ibmec e membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp.

O último Painel do evento terá o tema “Mineração: como chegar às Bolsas de Valores”, que trará informações sobre o funcionamento das bolsas de Toronto e Vancouver, além das iniciativas em curso na Bovespa. Estarão presentes: Laurel Petryk, do McMillan´s Mining Group, Cristiana Pereira, Diretora de Desenvolvimento de Empresas da BMF&Bovespa, e Miguel Antônio Cedraz Nery, Gerente de Projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que será o moderador do Painel.

Durante o Congresso, os participantes poderão conferir programações paralelas, como palestras técnicas e lançamentos de publicações.

A Exposibram 2013 tem o patrocínio das companhias Vale, Anglo American, AngloGold Ashanti, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Samarco, Votorantim Metais, Geosol, Ernst & Young Terco e Gerdau – e do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemig.

Anglo American (Patrocinador Diamante),AngloGold Ashanti (Patrocinador Ouro), Samarco (Patrocinador Ouro), Geosol (Patrocinador Bronze) e Ernst & Young Terco (Patrocinador Bronze).

O evento conta ainda com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Figuram como apoiadores institucionais: Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (ANEPAC), China Mining, Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Secretaria de Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Belotur).

Apoiam editorialmente a Exposibram o site Notícias de Mineração Brasil e as seguintes publicações: Revista Areia & Brita, Revista Brasil Mineral, Revista EaeMáquinas, Site Engenharia de Minas News, E&MJ – Engineering and Mining Journal, Equipo Minero (Mining Media), Site InfoMine, Revista In The Mine, Revista Minérios & Minerales, Revista Escola de Minas – REM, Nueva Mineria y Energia, Revista Mineração & Sustentabilidade, Horizonte Minero, Revista M&T, Panorama Minero, Revista Rocas y Minerales, Boletim SINDAREIA e Revista Tracbel Magazine TB.

rn

A programação atualizada pode ser acessada em www.exposibram.org.br.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Congresso Aço Brasil 2019 debate o futuro do setor

8 de agosto de 2019

Nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública para 8 protocolos do TSM

17 de outubro de 2022

Está aberta a consulta pública, lançada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), para receber contribuições ao processo de adaptação e tradução…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS