Fabricante de materiais de referência certificados participa de feira de mineração
18 de maio de 2016
O Instituto de Tecnologia August Kekulé (Itak) fabrica e comercializa materiais de referência certificados (MRC) para o setor de mineração.
O Instituto de Tecnologia August Kekulé (Itak) fabrica e comercializa materiais de referência certificados (MRC) para o setor de mineração. A empresa, que tem sede em João Molevade (MG), participa do evento de mineração Simexmin 2016, realizado nesta semana com o objetivo de expor os produtos, destacando a qualidade dos materiais e capacidade de entrega.
O Inmetro diz que um “material de referência, acompanhado por um certificado, com um ou mais valores de propriedade, certificado por um procedimento que estabelece sua rastreabilidade à obtenção exata da unidade na qual os valores da propriedade são expressos, com cada valor certificado acompanhado por uma incerteza para um nível de confiança estabelecido”.
Segundo Bráulio Pessoa, diretor técnico do Itak, a empresa tem o melhor tempo de entrega de materiais de referência certificados do mundo, que vai de 30 a 60 dias. A companhia trabalha com pesquisa mineral de ouro, níquel, cobre, estanho, nióbio, potássio, bauxita, calcário, fosfato, ferroligas, argila, magnesita, cromita, talco e terras-raras.
"Nós temos laboratório próprio para fazer a análise interna, o que economiza uns 20 a 30 dias de entrega", disse Pessoa ao Notícias de Mineração Brasil. A empresa também fábrica e comercializa bancos de preparação física e analítica nas matrizes. "Fabricar o material da matriz é muito útil. Elimina defeitos, gera ganho técnico e redução de custos".
A participação do Itak no Simexmin tem o objetivo de mostrar o volume de material de referência certificado da empresa e a forte capacidade de entrega. O instituto quer ainda "desmistificar que fabricar o material de referência é algo que demora muito", conforme Pessoa. A empresa também visa aumentar a visibilidade e se aproximar dos clientes no evento.
"A gente espera um retorno bom. Temos a possibilidade de explicar para as pessoas todo o nosso trabalho, mostrando a boa capacidade de entrega", disse o diretor técnico do Itak. Os clientes do instituto incluem Vale, Anglo American, Anglogold Ashanti, Yamana, Kinross, entre outros. A empresa também trabalha com mineradoras juniores, com destaque para aquelas em que o Forbes Manhattan tem participação.
O laboratório físico do Itak também fica em João Monlevade (MG). A empresa finaliza a montagem de um laboratório geoquímico. O instituto trabalha também com preparação física de amostras, consultorias técnicas, organiza, desenvolvimento e condução de programas de ensaio de proficiência para minério de ouro, bauxita, minério de ferro, minério de níquel, entre outros.
Notícias de Mineração Brasil