NOTÍCIAS

Ferrous inaugura planta de alto campo magnético

21 de agosto de 2013

Nova etapa no beneficiamento do minério elevará a concentração de ferro para 62%, com aumento de 10% na recuperação de massarnA Ferrous inaugurou, na mina Viga, em Congonhas (MG), uma planta de alto campo mag

rn

Nova etapa no beneficiamento do minério elevará a concentração de ferro para 62%, com aumento de 10% na recuperação de massa

rn

A Ferrous inaugurou, na mina Viga, em Congonhas (MG), uma planta de alto campo magnético, que melhorará significativamente a qualidade de seu produto final. Trata-se de uma planta adicional, com dois separadores magnéticos de alta intensidade, que tratarão o rejeito até então descartado. Com isso, haverá um crescimento de 10% na recuperação de massa da planta em relação à alimentação de ROM (run of mine), além de aumento do teor de ferro para 62%.

rn

Foram investidos cerca de R$40 milhões nas aquisições e obras de implantação do projeto, que durou em torno de sete meses e contou com a mão de obra de 120 empregados. O gerente geral de operações de Viga, Geraldo Rodrigues, ressalta que, até então, a mina contava com separador magnético de tambor de média intensidade, que lançava todos os rejeitos diretamente nas baias de rejeito existentes, por não possuírem características físicas e químicas comerciais. Assim, eram descartados cerca de 50% de minério, contendo, aproximadamente, 30% de ferro.

rn

Os novos separadores magnéticos da planta são do tipo carrossel e de alta intensidade, com campo variável de até 12 mil Gauss. Eles criam um campo magnético que separa a sílica do minério de ferro comercializável. “O processo continuará o mesmo, mas o que antigamente era considerado rejeito será encaminhado para essa nova planta e reprocessado. Com a tecnologia, conseguiremos recuperar em torno de 20% do que era descartado, diminuindo o rejeito de ferro para apenas 10%”, explica Rodrigues.

rn

A planta de alto campo magnético contribui para o projeto de expansão da mina Viga, uma vez que diminuirá a emissão de rejeito e aumentará o volume de produção, impactando diretamente na competitividade da Ferrous. “Nós vamos produzir 4 milhões de toneladas de minério já neste ano e 15 milhões, a partir de 2017. E com a melhoria na qualidade de nosso minério para 62% de ferro, ampliaremos nossa participação no mercado”, afirma o gerente da Ferrous.

rn

Rodrigues destaca que a Ferrous procura sempre privilegiar fornecedores do estado e do país em seus projetos. Por isso, a planta de alto campo foi desenvolvida com tecnologia da empresa mineira Gaustec, reconhecida internacionalmente por sua experiência na fabricação de separadores magnéticos de alta intensidade.

rn

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS

Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS

Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS