rnAs ferrovias da Vale poderão ser úteis para que a Petrobras amplie seu acesso ao interior do Brasil, afirmou nesta quinta-feira o presidente da mineradora, Murilo Ferreira, durante teleconferência com jornalistas
rn
As ferrovias da Vale poderão ser úteis para que a Petrobras amplie seu acesso ao interior do Brasil, afirmou nesta quinta-feira o presidente da mineradora, Murilo Ferreira, durante teleconferência com jornalistas.
rn
A declaração foi feita em resposta à indagação sobre memorando de entendimentos assinado recentemente entre as duas maiores companhias do país – no protocolo, não havia detalhes dos acordos.
rn
Ferreira lembrou que a Vale está duplicando a Estrada de Ferro Carajás. A ferrovia Norte-Sul também poderia ser aproveitada, segundo sinalizou o executivo.
rn
O acordo entre Vale e Petrobras deve contemplar ainda o uso de portos da maior produtora de minério de ferro do mundo, em troca de prioridade no abastecimento de gás produzido pela petroleira, disse uma fonte à Reuters.
rn
rn
Outro projeto que pode atender aos interesses das duas companhias é o de produção de terras-raras. A Vale poderá ter como garantia de investimentos na exploração dos compostos minerais um contrato de longo prazo com a estatal, que atualmente importa 100 por cento das suas necessidades da China para o refino de gasolina.
rn
Ferreira afirmou que a Vale continua realizando a exploração das reservas de terras-raras, herdadas com a compra da Bunge.
rn
ÁSIA
rn
A mineradora Vale informou ainda que cobrirá suas necessidades de transporte a partir de navios gigantes com centros de distribuição na Ásia, disse na mesma ocasião o diretor de Metais Ferrosos da companhia, José Carlos Martins.
rn
Os centros de distruição são uma alternativa encontrada pela Vale para driblar a dificuldade de atracar os meganavios nos portos da China.
rn
A partir dos centros de distribuição, o minério de ferro é transportado para embarcações menores que podem atracar nos portos chineses sem problemas.
rn
rn
Fonte: O Globo
As ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas…
LEIA MAISCom apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…
LEIA MAISDados se mostram superiores aos do 1º semestre de 2022. Mineradoras criam mais empregos e vão investir mais de US$…
LEIA MAIS