NOTÍCIAS

Fraser Institute publica pesquisa relacionada a investimentos em mineração

12 de março de 2015

Anualmente o Fraser Institute realiza, com mais de 4.200 empresas de mineração, exploração mineral e desenvolvimento, pesquisa voltada ao levantamento de informações relacionadas aos investimentos realizados,

Anualmente o Fraser Institute realiza, com mais de 4.200 empresas de mineração, exploração mineral e desenvolvimento, pesquisa voltada ao levantamento de informações relacionadas aos investimentos realizados, potencial econômico e geológico da região em que operam, políticas governamentais e novos investimentos. Entre os dias 26 de agosto e 15 de novembro de 2014, foram avaliadas Companhias de 112 regiões espalhadas ao redor do mundo.

rn

Toda a informação coletada é sumarizada pelo Índice de Atratividade de Investimentos, utilizado para combinar as melhores práticas com o potencial mineral, a atratividade geológica, a percepção dos investidores sobre a região ou País e os efeitos das políticas governamentais sobre os investimentos na exploração mineral.

rn

“Infelizmente a situação do Brasil não é favorável. Considerando que já ocupamos, em anos anteriores, locais de destaque nesse ranking, caímos para a 52ª posição. Em relação ao Índice de Percepção de Políticas (IPP), que considera a atividade (ou não) das políticas governamentais, a situação é ainda mais preocupante: estamos na 87ª posição. Segundo o relatório, a Finlândia é o melhor país para investimentos no setor de mineração”, esclarece Marcelo Tunes, Diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br). “Sabemos que o potencial econômico do Brasil é imenso e sua formação geológica altamente favorável. No entanto, tem sido complicado atrair novos investimentos especialmente por conta da indefinição quanto ao novo marco regulatório da mineração e da conjuntura econômica que se verifica no País.”, completa.

rn

Ainda de acordo com dados do Instituto, vários países, entre eles o Brasil, tem potencial de melhora em relação ao índice de atratividade. Papua Nova Guiné foi eleito como o País que possui mais espaço para crescimento no que diz respeito à atração de investimentos para mineração, assim como a província de Santa Cruz, na Argentina, Mongólia e Indonésia. Os dez últimos do ranking do Fraser são Hungria, Quênia, Honduras, Ilhas Salomão, Egito, Guatemala, Bulgária, Nigéria, Sudão e Malásia.

rn

Para acessar o Fraser Institute Annual Survey of Mining Companies 2014 clique aqui.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do Conselho de Usuários da CPRM

22 de novembro de 2021

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio da Ouvidoria, lançou no último mês um chamamento público para instituir os Conselhos…

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM visita montadora BYD, na China, e empresa vê interesse nos minérios do Brasil

11 de janeiro de 2024

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello,…

LEIA MAIS