NOTÍCIAS

GE lança tecnologia de monitoramento preditivo para mineradoras

21 de agosto de 2014

O setor de mineração tem buscado novas soluções capazes de reduzir os custos com a manutenção de equipamentos e que tornem a atividade de seus colaboradores mais segura. Diante dessa demanda, a GE Intelligent

O setor de mineração tem buscado novas soluções capazes de reduzir os custos com a manutenção de equipamentos e que tornem a atividade de seus colaboradores mais segura. Diante dessa demanda, a GE Intelligent Platforms lança no mercado brasileiro o Mine Performance, tecnologia de monitoramento preditivo que permite aumentar a produtividade e reduzir o consumo energético e as emissões ambientais em unidades de produção.

rn

A solução foi desenvolvida para auxiliar as equipes de manutenção, operação e processo em tomadas de decisões críticas, garantindo a maior disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos instalados na unidade de produção do cliente. Por meio de alertas preditivos, a solução antecipa possíveis falhas em equipamentos muito antes que eles ocorram. “Nossos algoritmos preditivos conseguem detectar falhas em equipamentos com semanas de antecedência em relação aos sistemas de monitoramento tradicionais, o que aumenta a disponibilidade de ativos e reduz custos com paradas inesperadas”, comenta Bernardo Torres, gerente Regional de Mine Performance da GE Intelligent Platforms para a América Latina.

rn

Embarcado com os principais conceitos da industrial internet – como análise automática de dados e monitoramento remoto das operações – a solução permite identificar ineficiências de processo e até mesmo ajustá-los em tempo real, o que auxilia o cliente a reduzir gastos energéticos e a aumentar a sustentabilidade operacional da unidade de produção. Para garantir a eficiência do serviço prestado, equipes da GE monitoram juntamente com o cliente os principais equipamentos e etapas do processo produtivo.

rn

Disponível também em outros mercados, o Mine Performance tem auxiliado empresas mineradoras de diferentes portes a alavancar seus resultados operacionais e a reduzir gastos desnecessários. Na África do Sul, a solução foi adotada pela mineradora Lonmin, a terceira maior produtora mundial de metais do grupo platina (MGP).

rn

Com o preço da platina em alta, a partir de 2007 a companhia teve a percepção de que era necessário maximizar sua eficiência e identificar quaisquer oportunidades escondidas em seus processos produtivos. Tendo este cenário à frente, a mineradora incorporou a solução da GE em sua seção de filtro e secagem para auxiliar na identificação e remoção de gargalos operacionais. Com os resultados alcançados, mais tarde a tecnologia foi incorporada a outros processos críticos presentes na unidade de produção da Lonmin.

rn

Conforme a GE, com a adoção do Mine Performance foi possível aumentar em mais de 10% o rendimento na seção de filtro e secagem, deste modo permitindo alcançar o máximo da capacidade operacional do circuito; reduzir em 25% a variação de consumo e em 45% o nível de pressão verificado na seção de moagem; limitar os níveis de emissão de dióxido de enxofre (SO2) aos valores permitidos.

rn

“Sem a solução Mine Performance, teríamos custos adicionais com ineficiências e definitivamente teríamos danos nos equipamentos devido a nossa dificuldade em controlar processos da mesma forma que um sistema analítico o controla”, comenta Percy French, engenheiro de automação da Lonmin.

rn

Segundo estimativas da GE, a introdução do Mine Performance pode gerar a economia de US$ 2,6 milhões ao evitar falhas em equipamentos, além de aumentar em 20% a disponibilidade das soluções instaladas na unidade de produção do cliente.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Ipesi

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Dirigentes do IBRAM debatem futuro do setor no seminário Mineração &/X Comunidades

6 de outubro de 2020

Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, Wilson Brumer, Presidente do Conselho do IBRAM, e Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS

III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS