NOTÍCIAS

Governo de Minas encerra missão na Espanha

26 de abril de 2013

Delegação apresenta oportunidades de investimentos no Norte e Nordeste de Minas nas áreas de mineração e energiarn rnO governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitin

rn

rn

Delegação apresenta oportunidades de investimentos no Norte e Nordeste de Minas nas áreas de mineração e energia

rn

 

rn

O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), encerra hoje, em Madri, na Espanha, uma série de reuniões com empresas e instituições espanholas, tanto públicas quanto privadas, com o objetivo de apresentar oportunidades de negócios e investimentos no Norte e Nordeste do Estado.

rn

Os principais focos dos encontros são os projetos de empreendimentos nos setores de mineração, gás e petróleo, energias renováveis, turismo, infraestrutura, resíduos sólidos e indústria em geral.

rn

“A grande região formada pelo Norte e Nordeste de Minas Gerais está iniciando um processo muito forte de desenvolvimento sustentável”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, que representa o governo estadual na missão em Madri.

rn

Entre os destaques de potencial econômico nos 188 municípios localizados na área de atuação da Sedvan estão os projetos de mineração (ferro, grafita e ouro), gás natural (bacia do rio São Francisco), energias renováveis (eólica e solar) e infraestrutura (ferrovias, rodovias e hidrovias), além dos perímetros irrigados implantados no Norte de Minas (Jaíba, Pirapora e Gorutuba).

rn

Atlas da Cemig — Com prevalência para as regiões Norte e Nordeste do Estado, um trabalho desenvolvido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no campo das energias renováveis, o Atlas Solarimétrico aponta índices de radiação solar de 5,5 a 6,5 kWh/m2 /dia em mais da metade da área do Estado, o que caracteriza sua adequação à implantação de empreendimentos solares.

rn

O Atlas Eólico de Minas Gerais mostra três áreas situadas no Norte e Nordeste de Minas Gerais (municípios de Grão Mogol, Montes Claros, Francisco Sá, Curvelo e Diamantina) com potencial expressivo em relação às demais regiões quanto ao aproveitamento eólico-elétrico.

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Setor mineral está no caminho certo ao aprimorar relacionamento com comunidades

13 de outubro de 2020

O setor mineral está no caminho certo ao aprimorar seu relacionamento com as comunidades. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente…

LEIA MAIS

Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS