Hydro e Vale concluem as negociações para participação de 40% na MRN
12 de maio de 2016
As duas empresas apresentaram uma carta de Intenção (LoI) sobre a possível operação em outubro de 2015, mas não foram capazes de chegar a um acordo em termos comerciais.
A Hydro e a empresa brasileira de mineração Vale concluíram as negociações da possível aquisição de 40% de participação da Vale na Mineração Rio do Norte (MRN), uma empresa produtora de bauxita no Brasil. As duas empresas apresentaram uma carta de Intenção (LoI) sobre a possível operação em outubro de 2015, mas não foram capazes de chegar a um acordo em termos comerciais.
A Hydro continuará a deter 5% da MRN, bem como a comprar bauxita da Vale conforme os acordos comerciais firmados em 2011.
A Hydro adquiriu outros ativos de alumínio brasileiro da Vale em 2011, incluindo 57% da participação na refinaria de alumina Alunorte, a mina de bauxita de Paragominas, uma participação de 51% na fundição Albras e seu 61% de participação no projeto da refinaria de alumina CAP, todos localizados no Estado do Pará. O acordo de 2011 também incluiu acordos comerciais de offtake de bauxita da Vale na MRN.
A MRN está situada na parte mais ocidental do Estado do Pará, local de outras operações brasileiras da Hydro, sendo o Brasil um dos maiores produtores mundiais de bauxita. Em funcionamento desde 1979, atualmente a MRN emprega, aproximadamente, 1.400 funcionários e um número significativo de empresas contratadas. Os atuais acionistas da MRN são a Vale (40%), Alcoa (18,2%), South 32 (14,8%), Rio Tinto (12%), CBA (10%) e a Hydro (5%).
Hydro