O papel estratégico da mineração no aproveitamento dos diferenciais competitivos do Brasil para a transição energética foi debatido no Seminário CEBDS 2024. O evento, organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), realizado na última quarta-feira, 28/8, em Natal (RN), contou com a presença de Alexandre Mello, diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
Durante o painel “Financiando o futuro: desafios e oportunidades na transição para uma economia de baixo carbono”, o diretor do IBRAM defendeu a necessidade de aumentar a pesquisa mineral no Brasil e simplificar o processo de licenciamento ambiental como formas de impulsionar a produção de minerais críticos e estratégicos essenciais para a transição energética.
“A indústria mineral brasileira está caminhando para ser uma indústria verde, com a menor pegada de carbono possível, desenvolvendo produtos que vão melhorar a cadeia da mineração a jusante a reduzir suas emissões, como a siderurgia”, afirmou Alexandre Mello que também apresentou as iniciativas do IBRAM para incentivar o setor mineral a reduzir a pegada de carbono e fortalecer a mineração brasileira em relação à competitividade com outros países, como Agenda ESG da Mineração, o projeto Descarbonização na Mineração e o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Também participaram do painel Gabriel Azevedo, diretor-geral de Estratégia do BID Invest; Marta Bandeira de Freitas, gerente de Sustentabilidade do BNDES; Maurício Gonzales, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo; Patrícia Daros, diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale; e Irenaldo Rubens, superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Banco Nordeste.
O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….
LEIA MAISDois novos jumbos, com investimento de R$ 10 milhões, foram adquiridos para operações de Minas Gerais Cerca de R$ 10…
LEIA MAISA Aura Minerals, primeira produtora de ouro a listar suas ações na B3, está com inscrições abertas para mulheres interessadas…
LEIA MAIS