O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores do do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022. O Prêmio tem o objetivo de reconhecer as práticas bem-sucedidas de promoção da segurança e qualidade de vida das pessoas, bem como a melhoria contínua dos processos industriais.
Com 40 cases inscritos, foram selecionados os três melhores cases de cada uma das cinco categorias do Prêmio. Durante o evento, os finalistas apresentaram os seus projetos e, após uma análise da comissão organizadora, foram definidos os 1º, 2º e 3º lugares nas respectivas categorias.
Para o diretor de Assuntos Regulatórios do IBRAM, Julio Nery, a escolha de categoria e premiados é simbólica. “Agradecemos todos os participantes pelo esforço em trazer o case e, principalmente, pelo trabalho que os profissionais da área executam no dia a dia. As estatísticas de acidentes do setor vêm melhorando com o tempo. Todos já sabem que é possível zerar o número de acidentes, o que já acontece com muitas empresas participantes desse prêmio. Temos que levar essa cultura para o restante do setor. Isso é fundamental para evoluirmos nessa questão de segurança e saúde ocupacional”, avaliou.
O diretor de Pessoas da Mineração J.Mendes, Marcelo Henrique Oliveira, ressaltou a importância da troca de experiência e informação entre as empresas do setor. “Hoje tivemos uma verdadeira aula de governança. Antigamente, as empresas de mineração tratavam a segurança dentro do seu limite. Atingimos uma maturidade que permite trazermos o melhor para o mercado. Em segurança operacional, somos parceiros, não existe concorrência. Parabéns a todos que estiveram aqui com escuta ativa para que a gente consiga fazer uma gestão de segurança cada vez melhor”, ressaltou.
Esta é a 5ª edição do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022. A coordenadora de Saúde e Segurança do IBRAM, Cláudia Pellegrinelli, destacou a importância da premiação e o trabalho que é desenvolvido na mineração. “Somos uma força, uma família, uma união. Temos trabalhos de saúde e segurança operacional bastante evoluídos. E a qualidade dos cases recebidos mostram que estamos no caminho certo”, avalia.
“Estes cases servem como exemplo do que fazer ou não fazer quando se fala em saúde e segurança operacional na mineração. Se alguma empresa fala que tem sucesso sem se preocupar com saúde e segurança, isso não é sucesso. Saúde e segurança fazem parte da excelência das operações e devem ser tratadas como um valor da empresa”, ressaltou a gerente de Excelência Operacional da BHP, Daniele Morais.
Resultado
O clima entre os finalistas do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022 foi de celebração. Os responsáveis pelos projetos selecionados mostraram que é possível fazer a diferença.
“O Prêmio representa muito para a nossa equipe e nossa empresa. É um tema que trabalhamos na Samarco com muita seriedade e carinho. Saúde mental é uma tendência nos setores de recursos humanos. Trabalhamos para tornar o ambiente cada vez mais seguro psicologicamente, promover a saúde mental em todas as esferas da empresa”.
Victor Colodetti Caus, um dos autores do Programa de Saúde Mental da Samarco, 1º colocado na categoria Saúde Mental.
“Esse prêmio veio para coroar todo um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Lundin Mining. Os valores da empresa são: segurança, integridade e respeito. E quando eu analiso o projeto, vejo que é um mix de todos esses valores. A colocação em primeiro lugar vem com reconhecimento do trabalho. Muito suor envolvido, muita dedicação tanto da equipe de saúde e segurança quanto das equipes operacionais. A nossa liderança não tem medido esforços para que a gente garanta no final do dia que todos os colaboradores voltem para casa da mesma forma que vieram trabalhar”.
Elias Jose Miranda, um dos autores do projeto “Processo de Bloqueio Digital e Automatizado: Maior Confiabilidade, Produtividade e Segurança”, da Lundin Mining Brasil. 1º colocado na categoria Bloqueio e Isolamento de Energia
“O Prêmio representa o reconhecimento do trabalho que está sendo feito há quase uma década na nossa unidade e que passou no maior teste de todos, o tempo. Conseguimos grandes resultados, fazendo com que a operação fique mais segura. E esse é o maior reconhecimento para todo o time que está trabalhando por trás disso. Os próximos passos é fazer com que essa boa prática criada no Pará seja implantada em todas as unidades da Vale no mundo”.
Alex Solidade, um dos autores do projeto Monitoramento e Gestão de Sonolência em Carajás-PA, da Vale, 1º colocado na categoria Operações em Máquinas e Equipamentos Móveis
“O prêmio é um grande passo para a nossa indústria mineral. Mostra que a gente está fazendo essa transformação cultural pensando em segurança de processos, o que isso significa e o quanto a gente pode antecipar em relação a acidentes maiores no setor mineral. É um passo muito importante, do trabalho de segurança de processo somado à segurança operacional”.
Juliana Mello, uma das autoras do projeto Indicadores de Segurança de Processos na Mineração da Vale, 1ª colocada na categoria Cultura de Segurança de Processo.
“O Prêmio mostra que estamos no caminho certo. Que vale a pena apostar em tecnologia e inovação. É interessante que o mercado de mineração veja que conseguimos inovar, trazer coisas novas, fazer um setor mineral um mercado mais seguro. Temos batalhado e trabalhado muito por isso”.
Ariadna Moreira, uma das autoras do projeto Monitoramento Digital de Controles Críticos na Indústria de Mineração da Anglo American, , 1ª colocada na categoria Gestão de Riscos em Segurança de Processos.
Veja abaixo a classificação das categorias do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022:
CATEGORIA: SAÚDE MENTAL
1º Lugar – Programa de Saúde Mental – Samarco
2º lugar – Minas por Mentes – Vale
3º Lugar – Programa de Saúde Emocional – Vale
3º Lugar – Vulnerabilidade e Acolhimento: Estratégias de Saúde Integral da Anglo American no Brasil – Anglo American
CATEGORIA: BLOQUEIO E ISOLAMENTO DE ENERGIA
1º Lugar – Processo de Bloqueio Digital e Automatizado: Maior Confiabilidade, Produtividade e Segurança – Lundin Mining Brasil –
2º lugar – Bloqueio Digital – Samarco
3º Lugar – Sistema de Bloqueio de Fontes de Energia para Manutenção de Equipamentos – Anglogold Ashanti
CATEGORIA: OPERAÇÕES EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MÓVEIS
1º Lugar – Monitoramento e Gestão de Sonolência em Carajás-PA – Vale
2º lugar – Redução de Riscos Ergonômicos na Atividade de Troca de Tambor de Freio dos Caminhões Rodoviários de Operação de Mina – J. Mendes
3º Lugar – A Melhoria do Nível Hierárquico das Medidas de Controle como Efeito sobre a Competitividade no Mercado de Trabalho para Empresas Terceirizadas – J Mendes
CATEGORIA: CULTURA DE SEGURANÇA DE PROCESSOS
1º Lugar – Indicadores de Segurança de Processos na Mineração – Vale
2º lugar – Metodologia Aplicada para Desenvolvimento em Excelência Operacional e Melhoria Contínua no Grupo J. Mendes
CATEGORIA: GESTÃO DE RISCOS EM SEGURANÇA DE PROCESSOS
1º Lugar – Monitoramento Digital de Controles Críticos na Indústria de Mineração – Anglo American
2º lugar – Sistema On-Line de Controle de Emergência – Sindicato da Indústria da Exportação de Carvão do Estado de Santa Catarina– SIECESC (Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda.)
3º Lugar – Programa de Prevenção de Fatalidades Baseado em Gerenciamento de Controles Críticos – Nexa Resources
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…
LEIA MAISCotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…
LEIA MAISCom o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…
LEIA MAIS