NOTÍCIAS

IBRAM destaca importância da criação de fundo de investimentos em minerais estratégicos do BNDES e da Vale

28 de maio de 2024

Proposta do fundo foi feita pelo IBRAM em abril de 2023 com o objetivo de ampliar as alternativas de financiamento para a indústria mineral, diz Raul Jungmann, presidente do IBRAM.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Vale lançaram, nesta segunda-feira, dia 17, um edital para investimentos em projetos de pesquisa e desenvolvimento de minerais essenciais à transição energética. Segundo Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), este edital representa um grande avanço para o setor mineral, pois reduz a dependência de capital externo para o financiamento de projetos e fomenta novas alternativas de crédito. “O IBRAM apresentou esta proposta em abril de 2023 ao presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, com o objetivo de ampliar as alternativas de financiamento para a indústria mineral. Assim, será possível viabilizar projetos para a produção de minerais fundamentais à descarbonização, transição energética e geração de energia limpa e renovável”, afirma Jungmann.

Raul Jungmann e Aloízio Mercadante em reunião no BNDES, em abril de 2023. Crédito: Divulgação

A iniciativa visa selecionar fundos de investimento voltados para projetos de pesquisa, desenvolvimento, implantação ou operação de minas de minerais necessários à transição energética, descarbonização e fertilização do solo. O edital é um instrumento para estimular atividades de pesquisa e exploração mineral no Brasil. Por meio dele, a BNDES Participações e a Vale irão subscrever cotas no valor mínimo de R$ 100 milhões e máximo de R$ 250 milhões, observado o percentual máximo de 25% de participação para cada uma no capital comprometido total do fundo.

“A Vale tem orgulho de fazer parte dessa iniciativa, que está alinhada à nossa visão de longo prazo sobre a relevância crucial dos minerais críticos para o crescimento econômico global de forma sustentável e diversificada. Este acordo reforça nosso compromisso de apoiar a exploração e produção de minerais estratégicos no Brasil e fomentar futuras parcerias”, afirma o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.

Para Aloízio Mercadante, “o fundo contribui diretamente para os objetivos estratégicos do governo do presidente Lula de expandir a capacidade produtiva da indústria brasileira por meio da produção e da adoção de insumos, inclusive materiais e minerais críticos, e de ampliar o apoio a projetos ambientais e climáticos, além de contribuir para a transição ecológica justa e a descarbonização, e estimular o mercado de capitais a atuar neste setor”, diz.

*Com informações da Agência BNDES de Notícias e da Assessoria de Imprensa da Vale

 Leia também:

Aloizio Mercadante recebe Raul Jungmann para debater a ampliação de linhas de crédito para mineração, especialmente de minerais estratégicos

BNDES se prepara para fomentar transição energética no Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS

No Brazil China Meeting, presidente do IBRAM apresenta panorama e perspectivas da mineração brasileira a investidores internacionais

11 de janeiro de 2024

Raul Jungmann acredita em incremento da parceria entre os dois países. “Eu acredito que os próximos anos da relação entre…

LEIA MAIS

Dirigentes do IBRAM debatem futuro do setor no seminário Mineração &/X Comunidades

6 de outubro de 2020

Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, Wilson Brumer, Presidente do Conselho do IBRAM, e Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do…

LEIA MAIS