No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, executivos do setor mineral e especialistas da área ambiental vão debater como os desafios socioambientais, as oportunidades econômicas e as questões geopolíticas estão traçando os rumos da mineração do futuro.
Crédito: Divulgação
“O acesso a minerais críticos, essenciais para a inovação tecnológica, está no centro das atenções dos líderes mundiais. Esses minerais são fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como eletrônicos, energias renováveis e veículos elétricos. Para países como o Brasil, que têm importantes reservas desses minérios, essa realidade traz tanto desafios quanto oportunidades”, analisa o diretor geral da Fundação FHC, Sergio Fausto.
A Fundação Fernando Henrique Cardoso e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizam no próximo dia 5 de junho, a partir das 9h, na sede da Fundação, em São Paulo, o evento “Mineração: desafio socioambiental e oportunidade econômica e geopolítica”.
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, participará da mesa de abertura ao lado de Celso Lafer, presidente do Conselho da Fundação. Para Jungmann, o Brasil assume uma posição estratégica ante o cenário global marcado por polarizações e disputas tarifárias entre países e blocos econômicos, como EUA x China e EUA x União Europeia, e pelo crescente interesse por assegurar o suprimento constante de minerais críticos e estratégicos. “O Brasil tem potencial para assumir a liderança no suprimento de minerais críticos e estratégicos, desde que o país adote políticas voltadas a estimular essa produção e combata gargalos para atrair mais investimentos em mineração”, afirma.
O seminário também focará na necessidade de garantir uma exploração sustentável e responsável, evitando impactos ambientais e sociais negativos. Serão dois paineis, com a participação de especialistas em sustentabilidade, como Izabella Teixeira, ex-ministra de Meio Ambiente, e de executivos do setor mineral.
PROGRAMAÇÃO
8h30 Credenciamento e receptivo com café da manhã
9h Abertura
Raul Jungmann (Presidente do IBRAM)
Celso Lafer (Presidente do Conselho da Fundação FHC)
9h10 Painel 1 – Descarbonização e Minerais Críticos: Oportunidades e Desafios para o Brasil
Ligia Pinto (Vice-Presidente de Relações Institucionais,
Governamentais e de Comunicação da Sigma Lithium)
Christianne Canavero (Head de ESG da CBMM)
Izabella Teixeira (Ex-ministra do Meio Ambiente)
Mediação: Sergio Fausto (Diretor Geral da Fundação FHC)
10h15 Intervalo
10h45 Painel 2 – Mineração e Sustentabilidade Socioambiental na Amazônia
Beto Veríssimo (Cofundador do Imazon)
Camilla Lott (Vice-Presidente Executiva Interina de Sustentabilidade da Vale)
Márcio Santilli (Presidente do Instituto Socioambiental)
Mediação: Paulo Henrique Leal Soares (Diretor de Comunicação do IBRAM)
12h Encerramento do evento seguido de brunch
Sobre o IBRAM
O Instituto Brasileiro de Mineração é uma organização privada, sem fins lucrativos, com mais de 200 associados, responsáveis por 85% da produção mineral do Brasil. Traz consigo a essência e a força da verdadeira mineração do Brasil.
Sobre a Fundação FHC
Sem fins lucrativos e apartidária, a Fundação Fernando Henrique Cardoso tem como missão promover uma democracia de melhor qualidade, baseada em uma cidadania informada, comprometida com o bem comum e aberta ao diálogo. Atua como um think tank dedicado ao debate público e à produção e à disseminação de conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no Brasil, em sua relação com o mundo. Além disso, a entidade preserva, descreve e disponibiliza ao público o acervo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, reunido durante sua carreira acadêmica e política, da Dra. Ruth Cardoso e de outras figuras públicas ligadas ao casal. São cerca de 130 mil itens digitalizados, incluindo documentos textuais, iconográficos, sonoros e audiovisuais, livros e objetos, grande parte deles disponível online, gratuitamente.
4º ciclo do M-Start – crédito: dviulgação 13 startups apresentaram suas provas de conceito (POCs) no ‘DemoDay’, realizado na tarde…
LEIA MAISOs painéis da Diversibram vão tratar de temas relacionados às estratégias adotadas pelas mineradoras para criar uma cultura de diversidade…
LEIA MAISProjeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…
LEIA MAIS