NOTÍCIAS

IBRAM e Simineral lançaram em agosto a Casa da Mineração

2 de outubro de 2012

rnO espaço fica em Belém, no Pará, e além de ponto de encontro do setor mineral, será fonte de informação para o público em geralrn rn*João Bosco Braga, superintendente do DNPM-PA, J

rn

O espaço fica em Belém, no Pará, e além de ponto de encontro do setor mineral, será fonte de informação para o público em geral

rn

 

rn

*João Bosco Braga, superintendente do DNPM-PA, José Fernando Gomes Junior, presidente do Simineral, eMarcelo Tunes, diretor de Assuntos Minerários do Ibram, participam do ato simbólico de para marcar a abertura da Casa da Mineração

rn

O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram)inauguraram no dia 30 de agosto a Casa da Mineração, localizada em Belém (PA). O espaço será o ponto de encontro do setor mineral para discussões com as esferas públicas e privadas e sociedade civil. Também será fonte de informação e conhecimento para o público em geral. Com isso, a casa objetiva tornar-se um referencial no País, aproximando o setor produtivo mineral, cada vez mais, da população. No local, estão sediados o Simineral e o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração). A Casa da Mineração está aberta à visitação pública. O espaço promoverá exposições bimestrais e amostras de minérios, como ferro, cobre, níquel, entre outros. A primeira exposição é sobre as operações de minas do Pará.

rn

“Iniciamos nossa primeira exposição hoje e já temos várias visitas agendadas. Queremos que a população paraense se aproprie desse espaço e que ele se torne uma caixa de ressonância”, afirmou José Fernando Gomes Junior, presidente do Simineral.

rn

No evento, estiveram presentes as diretorias do Simineral, Ibram, Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração do Ferro e Metais Básicos, (Sinferbase), além de representantes das Frentes Parlamentares de Mineração do Pará e de Minas Gerais e grandes mineradoras. A OAB/PA aproveitou a ocasião para aderir ao movimento e anunciar a criação da Comissão de Acompanhamento dos Royalties da Mineração.

rn

Também presente no evento, João Bosco Braga, superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Pará, ressaltou  a importância do setor divulgar mais suas ações para a sociedade em geral. “Temos o péssimo hábito de falar para nós mesmos, mas precisamos divulgar o setor. A mineração representa 85% das exportações e 30 % do PIB do Pará , mas a escola pública não fala dessa atividade. É preciso investir na criança, para daqui a 10 anos ela valorizar o setor mineral. Hoje mineração só é notícia quando acham que causou algum impacto negativo”, pondera Braga.

rn

Ponto de encontro da Mineração

rn

“O mais importante objetivo do Simineral e o seu maior desafio está em instituir entre os seus públicos a cultura mineral. Ofertar informações de qualidade representa um passo importante em direção a esse objetivo na medida em que permite superar incompreensões históricas e esclarecer os aspectos e as contribuições positivas do setor à sociedade”, explica o presidente do Simineral. O objetivo do órgão é que a Casa da Mineração também se consolide como um espaço para articular junto com autoridades, técnicos e tomadores de decisão, programas, projetos, políticas e ações relacionadas à atividade, uma das que mais movimentam a economia paraense.

rn

José Fernando Coura, diretor-presidente do Ibram, ressalta que o Pará e a Amazônia são a nova fronteira minerária do Brasil. “Por isso, o Ibram vai fazer de Belém o seu centro de referência mais importante para a atividade mineral brasileira É uma forma de reconhecer essa importância”.

rn

A casa da Mineração funcionará na Avenida Rui Barbosa, nº 1536,  no bairro de Nazaré. As visitas serão previamente agendadas e gratuitas.

rn

 

rn

*Na primeira exposição os visitantes vão conhecer amostras de minerais e fotos de operações das minas paraenses

rn

 

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Diretores do IBRAM participam do lançamento do Instituto Lítio Verde

7 de julho de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, acompanhado do vice-presidente do Instituto, Fernando Azevedo e Silva, participou nesta…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS