O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa, realizado entre os dias 26 e 28 de setembro em Armação dos Búzios, Rio de Janeiro.
O evento, que reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do setor, buscou difundir as inovações geradas no âmbito científico. Foram apresentados trabalhos em 17 áreas temáticas que englobam toda a cadeia mineral, incluindo caracterização mineral, economia circular e mineração urbana, uso e reuso de água, entre outros.
Aline Nunes fez parte da comissão científica, além de participar de uma reunião que debateu um projeto para construção de uma “Plataforma Brasileira de Economia Circular e Mineração Urbana”. “Esse projeto tem o objetivo de agregar um ambiente virtual que seja repositório de trabalhos e conteúdo com ações efetivas voltadas à área de ESG no setor mineral. Entre as áreas de atuação estariam diagnósticos do setor, dados e estatísticas, situação atual do Brasil; Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na mineração e tecnologias e pesquisas em processos para recuperar metais e materiais. ”, explica a coordenadora.
O XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa foi organizado pelo Centro de Tecnologia Mineral, em parceria com o Programa de Engenharia Metalúrgica e Materiais da COPPE/UFRJ e do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, da PUC-Rio.
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, recebeu nesta 4ª feira (17) o governador do Amapá, Clécio Luís…
LEIA MAISCom o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…
LEIA MAISO Consulado Geral da Dinamarca realizou nesta quarta-feira, 15/12, o Danish Day: Sustainable Mining. O workshop online promoveu a troca de…
LEIA MAIS