NOTÍCIAS

IBRAM publica livro sobre o potencial dinamizador da mineração na economia

26 de agosto de 2013

Lançamento da publicação será no 15º Congresso Brasileiro de Mineração, que acontecerá simultaneamente à Exposição Internacional de Mineração (Exposibram 2013),

Lançamento da publicação será no 15º Congresso Brasileiro de Mineração, que acontecerá simultaneamente à Exposição Internacional de Mineração (Exposibram 2013), de 23 a 26 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

rn

O Instituto Brasileiro de Mineração lançará durante o 15º Congresso Brasileiro de Mineração o livro “Recursos naturais e desenvolvimento. Estudos sobre o potencial dinamizador da mineração na economia brasileira”. O Congresso ocorrerá simultaneamente à Exposição Internacional de Mineração (Exposibram 2013), de 23 a 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O lançamento será dia 26, a partir das 19 horas, no estande doIBRAM.

rn

Os autores da publicação são os professores João Furtado, economista da Universidade de São Paulo (USP), e Eduardo Urias, economista da United Nations University Maastricht Economic and Social Research Institute on Innovation and Technology, da Holanda.

rn

“A proposta do livro é apresentar estudos relacionados a experiências internacionais de cooperação entre os setores público e privado como forma de impulsionar as atividades mineradoras e o desenvolvimento”, explicou Rinaldo Mancin, diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM.

rn

A mineração é, ao lado da agricultura, uma das atividades fundadoras da civilização. Importantes inovações na mineração produziram impactos profundos na organização dos povos, em sua capacidade de criar ferramentas e armas, de construir cidades e meios de transporte.

rn

A principal contribuição da teoria econômica para a compreensão do papel da mineração e de outras atividades primárias é o entendimento de que os recursos minerais não são uma simples dádiva da natureza. Pelo contrário, eles não existem a priori, precisam ser criados pela intervenção do homem, guiado pelo conhecimento, que transforma reservas naturais em recursos economicamente viáveis.

rn

“O livro propõe, por meio do estudo de análise de indicadores econômicos, sociais, de ciência e de tecnologia, pensar a mineração nessa perspectiva dinâmica, apontando caminhos de cooperação entre os setores público e privado impulsionando as atividades mineradoras a contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento do Brasil”, diz um dos autores, o Professor João Furtado.

rn

A edição 2013 da Exposibram – maior evento de mineração da América Latina – terá 15 mil m² de estandes com as novidades do setor nas áreas de tecnologia, soluções ambientais, softwares, gestão e investimentos. Mais de 50 mil pessoas e expositores do mundo todo são esperados.

rn

Já o 15º Congresso Brasileiro de Mineração reunirá especialistas brasileiros e internacionais que vão debater sustentabilidade e desenvolvimento na indústria mineral. Na programação: palestras, workshops, debates e um talk-showsobre desafios, tendências e oportunidades no setor nas próximas décadas.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Especialistas falam sobre a importância da diversificação econômica em cidades mineradoras no PodMinerar

21 de junho de 2023

Diversificar e movimentar a economia de cidades mineradoras é muito importante para uma melhor saúde financeira desses locais. Nesse sentido,…

LEIA MAIS

Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS

Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS