NOTÍCIAS

Inaugurada pedra fundamental da Vanádio de Maracás (BA)

22 de fevereiro de 2013

rnFoi lançada hoje, 21, a pedra fundamental da Vanádio de Maracás Ltda, primeira mineradora de vanádio das Américas, em Maracás, localizada na região sudoeste da Bahia, a 365 km de Salvador. Em parceri

rn

Foi lançada hoje, 21, a pedra fundamental da Vanádio de Maracás Ltda, primeira mineradora de vanádio das Américas, em Maracás, localizada na região sudoeste da Bahia, a 365 km de Salvador. Em parceria com Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), que é a detentora dos direitos minerais das áreas, a previsão é de que a empresa gere aproximadamente 1,2 mil empregos diretos e oito mil indiretos.

rn

“Depois de 37 anos, teremos funcionando a tão esperada mina. Nós temos o melhor vanádio do mundo, com baixo nível de contaminação, o que o torna ainda mais competitivo no mercado. Dedico esta festa aos maracaenses e desde já convido todos para a inauguração no dia 9 de novembro”, disse Kurt Herwig Menchen, diretor executivo da Vanádio Maracás.

rn

Com um aporte de R$ 555 milhões em investimentos por parte do grupo Largo Resources (Largo Mineração) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a empresa será a mineradora com maior teor do metal e menor custo de produção em todo o mundo. Após o início do funcionamento, previsto para o início de novembro deste ano, o empreendimento gerará mais 400 empregos diretos e cerca de 3 mil novas vagas indiretas.

rn

“A qualidade do vanádio daqui é três vezes maior que a média mundial. Nós acreditamos que ao longo do tempo a qualidade do mineral não diminua”, conta Mark Brennan, presidente CEO da Largo Resorces. A exploração desse mineral dará uma visibilidade técnica, econômica e social muito grande à Bahia, tanto no cenário nacional quanto no internacional, pois transformará o Estado no principal fornecedor de ferro-vanádio do Brasil, produto atualmente essencial em diversos segmentos da indústria siderúrgica.

rn

O governador do Estado, Jaques Wagner, esteve no lançamento junto ao prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos e demais autoridade, no local onde fica a mina. “Queremos crescer economicamente e atrair mais empregos para a população. Espero que a empresa faça a prática de responsabilidade social em parceria com o povo de Maracás. E que vocês da mineradora levem, mas também deixem benefício na cidade, seja no desenvolvimento social, seja na geração de empregos”, afirma Wagner.

rn

Já o prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos, salientou que a cidade, agora será conhecida como a cidade das flores e do vanádio. “A mineradora está trazendo grandes benefícios para Maracás. E ainda tem o compromisso de preparar as pessoas da região para o mercado de trabalho. Atualmente, segundo a CBPM, o Brasil consome cerca de 1,2 mil toneladas. A produção excedente deverá ser exportada para a China, Estados Unidos e países da Europa.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Gente e Mercado

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Dirigentes do IBRAM debatem futuro do setor no seminário Mineração &/X Comunidades

6 de outubro de 2020

Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, Wilson Brumer, Presidente do Conselho do IBRAM, e Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do…

LEIA MAIS

Alcoa comemora 9 anos ajudando a transformar a vida das pessoas em Juruti

24 de setembro de 2018

Desde a chegada em Juruti, a empresa já investiu mais de R$ 9,5 milhões em iniciativas voluntárias em comunidades e…

LEIA MAIS

Em evento em Belém, IBRAM enaltece o desempenho da indústria mineral paraense

20 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…

LEIA MAIS