NOTÍCIAS

INB inicia obras de infraestrutura em mina de urânio na Bahia

28 de março de 2016

Os trabalhos terão duração de um ano. A mina tem capacidade para produzir 3.500 toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos de vida útil

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) assinou dois contratos com a R&D Rocha Mineração e Terraplanagem para realizar serviços de infraestrutura na nova mina do Engenho, em Caetité (BA). Os trabalhos terão duração de um ano. A mina tem capacidade para produzir 3.500 toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos de vida útil.
 
Foram contratados serviços de supressão da vegetação; construção do sistema de drenagem de águas pluviais; das estradas de acesso à mina; do canteiro de obras; do ponto de controle de acesso para as áreas controladas; da distribuição de energia; e o decapeamento da área da mina.
 
A primeira reunião entre INB e a R&D foi feita ontem (23), para acertar os detalhes do início das atividades. De acordo com a estatal, os contratos fazem parte de mais uma etapa para a implantação da mina do Engenho e a consequente retomada da mineração e produção do concentrado de urânio na unidade da INB em Caetité (BA).
 
“A retomada da produção de urânio em Caetité é nossa prioridade e por isso estamos tomando uma série de providências para que sejam reiniciadas as atividades de mineração e beneficiamento do urânio, do qual tanto precisamos para cumprir nossa missão de garantir o fornecimento do combustível nuclear para a geração de energia elétrica nas usinas nucleares”, disse João Carlos Tupinambá, presidente da INB.
 
Desde o início das operações da INB em Caetité (BA), em 2000, vinha sendo explorada a mina Cachoeira, cuja capacidade de extração a céu aberto se exauriu. Além da abertura da mina do Engenho, a companhia também trabalha no processo de licenciamento da lavra subterrânea da mina Cachoeira e na ampliação da capacidade de produção da planta industrial de 400 para 800 toneladas por ano de concentrado de urânio.
 
Em abril do ano passado, o Ibama concedeu a Licença de Instalação (LI) para a lavra a céu aberto da mina do Engenho. A LI permite a instalação dos Corpos I, II e III da denominada Anomalia 9 da mina, além de possibilitar a recuperação e a adequação de acessos à implantação de canteiro de obras e rede elétrica e a execução de obras de drenagem na mina e nos acessos.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS

Desafios de gestão territorial na Amazônia é tema da reunião dos associados do IBRAM

10 de outubro de 2022

Mineração na Amazônia, garimpo ilegal, legislação equivocadamente favorável à ilegalidade, dificuldades de controle de compra e venda de ouro na…

LEIA MAIS

No Brazil China Meeting, presidente do IBRAM apresenta panorama e perspectivas da mineração brasileira a investidores internacionais

11 de janeiro de 2024

Raul Jungmann acredita em incremento da parceria entre os dois países. “Eu acredito que os próximos anos da relação entre…

LEIA MAIS