NOTÍCIAS

INDÚSTRIAS PARAENSES ADEREM AO NOVEMBRO AZUL

17 de novembro de 2015

Empresas promovem palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis e disfunção erétil, além de distribuição de folders e fitinhas alusivas à data.

Empresas promovem palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis e disfunção erétil, além de distribuição de folders e fitinhas alusivas à data

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as estimativas para 2015 são de cerca de 68.800 novos casos da neoplasia. Ainda de acordo com a entidade, a doença é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

Para despertar a conscientização dos colaboradores e funcionários para a prevenção, As empresas Alcoa, Alubar, Alumínio Brasileiro SA (Albras), Hydro Alunorte e Imerys estão com uma intensa programação para o Novembro Azul, que incluem palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis e disfunção erétil, além de distribuição de folders e fitinhas alusivas à data.

Em Juruti, oeste paraense, a Alcoa, em parceria com Hospital 9 de Abril na Providência de Deus, reservou atendimento com o urologista para os funcionários e, durante o mês, promoverá palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Para a companhia, o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários estão em primeiro lugar. Com a ação do Novembro Azul, objetivamos sensibilizar os funcionários para que façam os exames periódicos que são necessários e sigam o melhor caminho para ter uma vida saudável, que é o da prevenção”, ressalta Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti.

Exames – Em Barcarena, no nordeste do Pará, a Hydro Alunorte promove a campanha “Novembro Azul”, até o dia 25 de novembro, para o público masculino da empresa. As atividades incluem palestras e orientações de cuidados com a saúde dos empregados. Desde o início da semana, os homens que trabalham na refinaria são recepcionados pela equipe médica com informativos e a simbólica fitinha de cetim na cor azul, que virou símbolo da conscientização contra o câncer de próstata. 

Além de palestras, a empresa montou um estande com a exposição de um modelo anatômico do órgão sexual masculino para que o público conhecesse melhor a região da próstata, e entendesse a necessidade do exame do toque. “O exame é uma das medidas mais eficazes para diminuir o número de mortes para este tipo de câncer, pois quanto mais cedo o tumor é detectado maiores são as chances de cura”, explica o médico Jorge Pina, responsável pela área médica da Hydro Alunorte.

Ainda de acordo com o médico, muitos homens evitam realizar o exame por preconceitos e falta de conhecimento. “Queremos desmitificar a preocupação entorno do exame, que é simples e o mais preciso até hoje”, acredita.

Multiplicadores – Na Imerys, mineradora que atua com caulim no município de Barcarena, os homens são a maior parte do quadro de colaboradores. Aproveitando a atenção deles, a empresa optou por abordar outros assuntos além do câncer de próstata, prática que funcionou no Outubro Rosa, quando também falaram de violência doméstica. 

“Estamos fazendo palestras com mais dois temas: o câncer de pênis e a disfunção erétil. Sabemos que os homens não costumam ser muito atentos para a saúde deles, então toda oportunidade é válida”, ressalta Cibele Guedes, médica do trabalho da Imerys.

No Brasil, o câncer de pênis é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, segundo o Inca. O operador Ronaldo Medeiros participou da palestra e aprovou a iniciativa: “Maioria dos trabalhadores são jovens, e às vezes nem se ligam nesses assuntos. É interessante falar sério disso com eles”.

“A prevenção é muito simples: basta ter higiene. São medidas simples e básicas. Queremos que os nossos colaboradores sejam multiplicadores dessas informações”, explica Cibele.

Fonte: Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



O uso da água subterrânea na mineração é tema do PodMinerar desta terça-feira

7 de dezembro de 2022

A gestão dos recursos hídricos e das águas subterrâneas e os desafios do setor mineral para utilização e manejo da…

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS