INDÚSTRIAS PARAENSES ADEREM AO NOVEMBRO AZUL
17 de novembro de 2015
Empresas promovem palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis e disfunção erétil, além de distribuição de folders e fitinhas alusivas à data.
Empresas promovem palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis e disfunção erétil, além de distribuição de folders e fitinhas alusivas à data
Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as estimativas para 2015 são de cerca de 68.800 novos casos da neoplasia. Ainda de acordo com a entidade, a doença é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.
Para despertar a conscientização dos colaboradores e funcionários para a prevenção, As empresas Alcoa, Alubar, Alumínio Brasileiro SA (Albras), Hydro Alunorte e Imerys estão com uma intensa programação para o Novembro Azul, que incluem palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis e disfunção erétil, além de distribuição de folders e fitinhas alusivas à data.
Em Juruti, oeste paraense, a Alcoa, em parceria com Hospital 9 de Abril na Providência de Deus, reservou atendimento com o urologista para os funcionários e, durante o mês, promoverá palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
“Para a companhia, o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários estão em primeiro lugar. Com a ação do Novembro Azul, objetivamos sensibilizar os funcionários para que façam os exames periódicos que são necessários e sigam o melhor caminho para ter uma vida saudável, que é o da prevenção”, ressalta Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti.
Exames – Em Barcarena, no nordeste do Pará, a Hydro Alunorte promove a campanha “Novembro Azul”, até o dia 25 de novembro, para o público masculino da empresa. As atividades incluem palestras e orientações de cuidados com a saúde dos empregados. Desde o início da semana, os homens que trabalham na refinaria são recepcionados pela equipe médica com informativos e a simbólica fitinha de cetim na cor azul, que virou símbolo da conscientização contra o câncer de próstata.
Além de palestras, a empresa montou um estande com a exposição de um modelo anatômico do órgão sexual masculino para que o público conhecesse melhor a região da próstata, e entendesse a necessidade do exame do toque. “O exame é uma das medidas mais eficazes para diminuir o número de mortes para este tipo de câncer, pois quanto mais cedo o tumor é detectado maiores são as chances de cura”, explica o médico Jorge Pina, responsável pela área médica da Hydro Alunorte.
Ainda de acordo com o médico, muitos homens evitam realizar o exame por preconceitos e falta de conhecimento. “Queremos desmitificar a preocupação entorno do exame, que é simples e o mais preciso até hoje”, acredita.
Multiplicadores – Na Imerys, mineradora que atua com caulim no município de Barcarena, os homens são a maior parte do quadro de colaboradores. Aproveitando a atenção deles, a empresa optou por abordar outros assuntos além do câncer de próstata, prática que funcionou no Outubro Rosa, quando também falaram de violência doméstica.
“Estamos fazendo palestras com mais dois temas: o câncer de pênis e a disfunção erétil. Sabemos que os homens não costumam ser muito atentos para a saúde deles, então toda oportunidade é válida”, ressalta Cibele Guedes, médica do trabalho da Imerys.
No Brasil, o câncer de pênis é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, segundo o Inca. O operador Ronaldo Medeiros participou da palestra e aprovou a iniciativa: “Maioria dos trabalhadores são jovens, e às vezes nem se ligam nesses assuntos. É interessante falar sério disso com eles”.
“A prevenção é muito simples: basta ter higiene. São medidas simples e básicas. Queremos que os nossos colaboradores sejam multiplicadores dessas informações”, explica Cibele.
Fonte: Assessoria