NOTÍCIAS

Instituto Alcoa leva Nau dos Mestres para escolas de Juruti

10 de julho de 2015

Levar os estudantes a uma viagem pelo universo das Ciências para estimular a criatividade e melhorar a aprendizagem em sala de aula. É com essa proposta que o Instituto Alcoa, por meio do Programa ECOA – Educação Comu

Levar os estudantes a uma viagem pelo universo das Ciências para estimular a criatividade e melhorar a aprendizagem em sala de aula. É com essa proposta que o Instituto Alcoa, por meio do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, proporciona duas ferramentas inovadoras de ensino: o projeto Nau dos Mestres e apresentações do grupo Ciência em Show. As novidades estão sendo levadas às escolas que fazem parte do programa em seis cidades do Brasil, onde a Alcoa possui unidades de operação.

rn

 

rn

Em Juruti, município do oeste paraense onde a Alcoa opera uma mina de bauxita, seis escolas foram beneficiadas com as ações durante o Dia Ecoa, realizado no final de junho na escola Zelinda de Souza Guimarães, na zona urbana. A programação reuniu um público de mais de 500 pessoas, entre estudantes e professores, e contou com a apresentação do Ciência em Show, grupo formado pelos cientistas e professores de Física da Universidade de São Paulo (USP), Wilson Namen, Gerson dos Santos e Daniel Angelo. O trio, que possui um quadro em programa nacional de TV, mistura conhecimento e diversão para aproximar adultos e crianças da ciência, mostrando como pode ser fácil e gostoso entender as maravilhas do mundo.

As escolas também receberam os kits do projeto Nau dos Mestres, composto por livros didáticos e um baú com materiais para que os alunos desenvolvam experiências científicas e aprendam na prática temas relacionados à química, física, energia, geometria, aerodinâmica, movimentos, luz, preservação da natureza e biologia. Para tornar o aprendizado motivador e aguçar a participação dos estudantes, os livros trazem como personagens os Mestres Merlin, Leonardo, Apolo e Gaia.

“Essa iniciativa tem como objetivo estimular a participação e envolvimento da comunidade em temas importantes. Os projetos do Instituto Alcoa aliam conhecimento e diversão para despertar o interesse de crianças e adultos, favorecendo seu desenvolvimento. Além disso, todas suas ações são voltadas para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Desta forma, conseguimos levar informação às crianças das comunidades, reforçando nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento social”, afirma Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

A estudante Cassiane de Andrade, 9 anos, cursa o 4º ano na escola Zelinda Guimarães. Ela ficou encantada com a novidade. “Achei muito legal essa forma de ensinar a Ciência. Isso vai fazer a gente aprender mais e a compartilhar com os amigos”, declarou.

O professor Eleutério Lima destacou que o Nau dos Mestres é a uma excelente ferramenta para incentivar o aluno a pesquisar mais. “Através dos materiais, a gente trabalha com diferentes técnicas e ‘brincando’ o aluno aprende muito. É uma forma de incentivar a leitura, trabalhar cálculos e ver o outro lado da Ciência”, observou.

Para os próximos meses, o Instituto Alcoa prevê a realização de três módulos de formação com professores, projetos ambientais para melhorias das escolas e evento de celebração das atividades do ano ainda como parte do Programa ECOA.

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM apresenta oportunidades comerciais dos eventos de 2021 para as representações diplomáticas no Brasil

3 de maio de 2021

Reunião do IBRAM com representações diplomáticas no Brasil para apresentar oportunidades comerciais dos eventos 2021 – crédito: divulgação Na última…

LEIA MAIS

ArcelorMittal Tubarão religa seu terceiro Alto-Forno

27 de outubro de 2020

A ArcelorMittal Tubarão religou na última segunda-feira (25), o seu terceiro Alto-Forno, cujas operações estavam paralisadas desde abril deste ano…

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS