NOTÍCIAS

Itajicuca fecha acordo para desenvolvimento de tecnologia para mineração

11 de março de 2016

Empresa, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo Cietec/USP/IPEN, fechou acordo com a multinacional Pöyry para implementação de técnica de biolixiviação para uso na mineração

A Itatijuca Biotech, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo Cietec/USP/IPEN, fechou acordo com a multinacional Pöyry para implementação de técnica de biolixiviação para uso na mineração. O método, inovador no Brasil, tem menor impacto ambiental por utilizar bactérias para o tratamento de minérios, principalmente ouro e cobre.
 
A biolixiviação é uma das especialidades da Itatijuca Biotech. A técnica consiste em usar microrganismos inofensivos para a saúde humana e para o meio ambiente para recuperação de minérios. Segundo levantamento da parceira Pöyry, já existem plantas no Canadá, Austrália e África do Sul, entre outros países, que usam o processo, com vantagens como diminuição dos custos de operação, maior eficiência na recuperação do minério e economia de água e energia.
 
"Vários projetos de mineração em operação no mundo não seriam viáveis sem a utilização da biolixiviação", afirma Rafael Vicente P. Ferreira, presidente da Itatijuca Biotech. Além disso, o especialista destaca que o processo torna-se mais econômico para as mineradoras. "Temos um profundo conhecimento técnico em biotecnologia e a tecnologia vai ao encontro das necessidades atuais em função dos baixos preços das commodities", afirma.
 
A fornecedora de projetos de engenharia Pöyry reconhece a inovação do serviço. "As bactérias utilizadas na biolixiviação se alimentam do enxofre existente no minério, promovendo o desencapsulamento do metal, separando o ferro e o enxofre do cobre e produzindo rejeito inerte. As bactérias podem ser usadas sem o uso de ácido sulfúrico para o processamento do minério. Elas próprias produzem o ácido necessário no processo", explicou Marcelo Xavier, diretor de mineração e metalurgia.
 
Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), reforça o aspecto sustentável da iniciativa. "As empresas mineradoras nunca estiveram com a imagem tão comprometida como nesse momento para assuntos ambientais. A inovação da Itatijuca colabora não só com a questão econômica, mas também com os aspectos de respeito ao meio ambiente", destaca o gestor. 
 
Sobre o Cietec 
 
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).
 
Trama web
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



EXPOSIBRAM 2020 traz programação diversificada e 100% gratuita

13 de outubro de 2020

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS

IBRAM e associados participam de reunião da ANM para debater resolução que regulamenta processo sancionatório minerário

25 de janeiro de 2023

O Diretor de Relações Institucionais do IBRAM – Mineração do Brasil, Rinaldo Mancin, e a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do…

LEIA MAIS