NOTÍCIAS

Livro aborda inovação em rede na mineração

16 de março de 2016

A obra apresenta casos bem-sucedidos de mineradoras que usaram o método para inovar

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) lançou, neste mês, o livro “Crowdsourcing: uma forma de inovação aberta”. Resultado de um projeto financiado pelo Programa de Capacitação Institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (PCI/MCTI), por intermédio do CNPq, a obra apresenta casos bem-sucedidos de mineradoras que usaram o método para inovar.
 
A publicação foi produzida pela pesquisadora Carmen Lucia Branquinho, entre fevereiro e agosto de 2015, a partir do levantamento do estado da arte de crowdsourcing, uma forma de inovação aberta baseada no uso da inteligência coletiva.
 
Entre os casos descritos, está o da mineradora canadense Goldcorp. A companhia estava ficando sem reservas minerais e a produção de ouro estava em declínio. Mas, em 1999, a empresa decidiu expor, na internet, os dados geológicos de seus ativos e ofereceu um prêmio de US$ 575 mil a quem identificasse melhores alvos para a exploração mineral.
 
A mineradora recebeu respostas de vários países e chegou a contratar especialistas que apresentaram abordagens inovadoras. A empresa australiana de software geoespacial Fractal-Graphics e profissionais do Canadá e da Rússia foram os grandes vencedores que dividiram o prêmio em 2001. O “Goldcorp Challenge” economizou três anos de exploração.
 
A Rio Tinto, segunda maior mineradora do mundo, também é citada devido ao seu programa “Mine of the Future”, criado em 2008 para identificar e promover o uso de novas tecnologias de automação que visem aumentar a produtividade e a segurança. O programa usa técnicas de inovação em rede que ligam seis centros de P&D com fornecedores e universidades australianas.
 
No Brasil, a plataforma Itec (plataformaitec.com.br) busca aproximar empresas que têm desafios com aquelas que têm soluções. Lançada em março de 2015 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), a plataforma é aberta a empresas de qualquer porte ou setor, que buscam e que oferecem soluções tecnológicas.
 
A pesquisadora realizou uma análise da literatura nacional e estrangeira, com avaliação das variantes desta metodologia, dos casos de sucesso e insucesso de sua aplicação a nível mundial por organizações privadas e públicas, além de outros tópicos de relevância. Analisou também o potencial de sua aplicação no país e, mais especificamente, na área de Tecnologia Mineral e no Cetem.
 
A publicação é distribuída gratuitamente pela biblioteca do Cetem. Os interessados em obter a publicação devem fazer a solicitação pelo e-mail biblioteca@cetem.gov.br ou telefone (21) 3865-7218.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Soluções inovadoras para mineração são apresentadas no Mining Hub

10 de dezembro de 2020

4º ciclo do M-Start – crédito: dviulgação 13 startups apresentaram suas provas de conceito (POCs) no ‘DemoDay’, realizado na tarde…

LEIA MAIS

IBRAM debate na Câmara a importância da transparência na destinação da CFEM

29 de junho de 2023

A transparência na destinação dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e os impactos desse royalty no desenvolvimento…

LEIA MAIS

MCTIC lança consulta pública sobre Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Minerais Estratégicos

1 de outubro de 2018

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou na última quinta-feira (27) consulta pública sobre o Plano de…

LEIA MAIS