NOTÍCIAS

Maior produtora mundial de cobre vai ter a maior central solar térmica

4 de setembro de 2012

rnA empresa chilena Codelco, a maior produtora mundial de cobre, adjudicou hoje a um consórcio dano-chileno a construção e operação de uma central solar térmica para abastecer o processo de produç

rn

A empresa chilena Codelco, a maior produtora mundial de cobre, adjudicou hoje a um consórcio dano-chileno a construção e operação de uma central solar térmica para abastecer o processo de produção na mina Gaby, noticia a Efe.

rn

O consórcio é integrado pela chilena Energia Llaima e a dinamarquesa Sunmark e fornecerá calor para a extracção de cobre nesta mina, que contém 620 milhões de toneladas de mineral oxidado.

rn

Gaby está situada no município de Sierra Gorda, na região nortenha de Antofagasta, situada a 1.564 quilómetros de Santiago e a 2.660 metros acima do nível do mar.

rn

A Coldelco indicou em comunicado que a adjudicação inclui a construção de uma central termo solar que vai utilizar painéis planos 99 por cento recicláveis e ter uma superfície de 39.000 metros quadrados e um tanque para água quente com 3.000 metros cúbicos, o que a torna a maior do mundo.

rn

O acordo tem um prazo de dez anos, um valor de 60 milhões de dólares (48 milhões de euros) e pode ser prolongado, dada a durabilidade dos equipamentos.

rn

O gerente da mina, Claudio Olguín, disse que o desenvolvimento deste projecto é um passo relevante no compromisso da empresa com a sustentabilidade da operação.

rn

«Vai permitir que satisfaçamos, de forma óptima, um requerimento operacional com os recursos disponíveis no nosso entorno, como é a energia solar», acrescentou.

rn

O uso da energia solar para aquecimento vai cobrir cerca de 80 por cento das necessidades de calor da operação actual da central de produção de electricidade da Gaby e evitar a emissão de 15.000 toneladas anuais de dióxido de carbono.

rn

Com uma produção prevista de 50 gigawatts/hora por ano, a central vai permitir poupar cerca de sete milhões de dólares nos custos de energia.

rn

O consórcio Energía Llaima – Sunmark dispõe de um ano para construir e pôr a funcionar a central solar térmica.

rn

 

Fonte: Sol – PT

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM e Falconi firmam parceria para definir bases futuras da Carta Compromisso

5 de maio de 2021

Documento que traz declaração pública de transformação e evolução dos compromissos da indústria minerária com a sustentabilidade entra em fase…

LEIA MAIS

Vale celebra recepção ao visitante 100 mil do Programa de Visitas Vale Conhecer ?

3 de dezembro de 2018

A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…

LEIA MAIS

JMC Yamana Gold investe na contratação de mulheres

20 de dezembro de 2021

Programa Diversidade Feminina vem desenvolvendo e integrando cada vez mais a presença da mulher na empresa Mineração também é lugar…

LEIA MAIS