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MAN vai investir R$ 100 Mi na produção de caminhões até 2016

6 de fevereiro de 2014

MAN Latin America anunciou, no fim de janeiro, que vai investir cerca de R$ 100 milhões na produção de caminhões entre 2014 e 2016. A expectativa da montadora é um crescimento de 5% a 7% no mercado de caminhõ

MAN Latin America anunciou, no fim de janeiro, que vai investir cerca de R$ 100 milhões na produção de caminhões entre 2014 e 2016. A expectativa da montadora é um crescimento de 5% a 7% no mercado de caminhões. A linha de produtos atual da MAN conta com caminhões extrapesados que podem ser utilizados em operações de mineração.

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De acordo com a assessoria de imprensa da MAN, oito veículos da montadora têm aplicação no setor de mineração. Os caminhões podem ser utilizados no transporte de minério, nas fases de preparação e recuperação da mina e como veículos de apoio.

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“O Brasil cresce muito em agricultura e mineração, então, a gente está investindo nos veículos extrapesados”, disse Roberto Cortes, presidente da MAN.

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O VW Constellation 24.280 6×2 é o caminhão mais vendido do Brasil, segundo a empresa, e possui motor de 275 cavalos, tecnologia de emissões EGR e facilidade para a instalação de equipamentos. O veículo de menor porte é utilizado nas minas, em fase de projetos e na fase de recuperação do local de extração, assim como o modelo 26.280 6×4.

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No caso de transporte de rochas e minério, o VW Constellation 31.390 6×4 é um dos destaques da MAN. O caminhão fora de estrada tem 400 cavalos de potência e capacidade total de 30,5 toneladas nos eixos dianteiro e traseiro. Para esse segmento, a MAN oferece também os modelos 31.280 e 31.330.

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Como veículos de apoio, caminhões carga seca ou tanques de água, a montadora tem o modelo 17.190, com 180 cavalos de potência e capacidade total para 17,1 toneladas. Os modelos 8.160, 9.160 e 24.280 também podem ser utilizados como veículos de apoio.

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A montadora tem capacidade atual para produzir 330 veículos por dia na fábrica em Resende (RJ). A meta para o fim de 2016 é chegar aos 500 veículos por dia. A produção da MAN em 2013 foi cerca de 28% maior que a de 2012, com 61,2 mil ônibus e caminhões contra 47,9 mil do ano anterior.

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“Passado o impacto da troca de motor, a perspectiva para 2014 é positiva, com sinais de que a produção está no caminho da retomada. Desde que haja crescimento econômico”, disse Cortes.

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O presidente da montadora explicou que o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do BNDES, para aquisição de bens de capital, ainda é o principal fator propulsor da produção de caminhões, mesmo com o aumento das taxas de juros praticadas pelo banco. Para ônibus e caminhões, o juros de 3%, em 2013, subiu para 6% neste ano.

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A atual estratégia da MAN é atrair os fornecedores para o seu parque produtivo, em Resende (RJ). “Hoje, nós temos duas fábricas de fornecedores. Em março, vamos ter mais uma, e queremos atrair pelo menos mais três ainda este ano. Serão seis fábricas de fornecedores, ou operando junto ou se instalando, até o fim de 2014”, disse Cortes.

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Fonte: Notícias de Mineração Brasil

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