Completando o lançamento dos mapas geológicos das regiões brasileiras, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou o Mapa Geológico da Região Sudeste. O produto faz parte do Mapa Geológico do Brasil e reúne dados detalhados sobre as unidades estratigráficas, principais recursos minerais e grandes compartimentos tectônicos da região. O material também conta com um encarte técnico que mostra a evolução geológica do Sudeste ao longo de bilhões de anos, proporcionando uma visão histórica da geologia local.
A região Sudeste possui um núcleo com rochas muito antigas, com idades acima de 1,6 bilhões de anos, margeado por faixas de rochas deformadas parcialmente recobertas por bacias sedimentares, com idades abaixo de 1,6 bilhões de anos.

Entre as áreas de maior relevância mapeadas estão:
O pesquisador Márcio Antônio Silva, um dos autores do mapa, ressalta ainda o potencial para minerais críticos e terras raras: “Cabe destacar o grande potencial para pesquisa e exploração de minerais críticos, como grafita no norte de Minas Gerais, no limite com o estado da Bahia, e grande potencial de terras raras, elementos essenciais para a transição energética, em várias áreas da região sudeste”.
Em São Paulo, no Vale do Ribeira, destacam-se os depósitos de Chumbo. No Espírito Santo e Rio de Janeiro destaque para a exploração de Rocha Ornamental como produto de exportação, agregados (areia e brita).
O Sudeste também abriga parte do Sistema Aquífero Guarani e do Sistema Aquífero Urucuia, os dois maiores aquíferos do Brasil, considerados estratégicos para o abastecimento de água subterrânea e para a segurança hídrica do país.19
A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….
LEIA MAISO Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…
LEIA MAISRevista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…
LEIA MAIS